Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19010
Título: A importância da conceção CTS e das metodologias construtivistas (resolução de problemas, trabalho prático e trabalho cooperativo) no ensino das Ciências
Autor: Franco, Ana Raquel da Silva
Orientador: Freitas, João Correia de
Palavras-chave: Ensino das ciências
Conceção CTS
Construtivismo
Resolução de problemas
Trabalho prático
Trabalho cooperativo
Data de Defesa: Set-2015
Resumo: A atual conceção para o Ensino das Ciências tem em conta perspetivas diversificadas cujo principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento de competências científicas (concetuais, procedimentais e atitudinais) que permitam formar cidadãos cientificamente literatos e preparados para enfrentar a sociedade moderna. Neste âmbito, torna-se pertinente discutir uma conceção CTS (Ciência/Tecnologia/Sociedade) enquadrada em orientações construtivistas que perspetivam o aluno como elemento principal na construção do seu conhecimento científico, as quais podem contribuir para uma visão mais completa e abrangente da Ciência, ao mesmo tempo que motivam os discentes e promovem uma tomada de decisões consciente e responsável. Salientam-se, como metodologias de ensino-aprendizagem ativas, a resolução de problemas, o trabalho prático e o trabalho cooperativo. Estas temáticas tornaram-se os principais objetos de estudo do presente relatório de atividade profissional que visa apresentar, analisar, discutir e refletir sobre as práticas pedagógicas implementadas ao longo de um percurso profissional ligado à docência. As cinco atividades selecionadas são exemplificativas de uma prática docente baseada na problemática do trabalho (A importância da conceção CTS e das metodologias construtivistas no Ensino das Ciências). A adoção de uma orientação metodológica fortemente interpretativa e reflexiva possibilitou a descrição das atividades aplicadas à qual se seguiu a discussão dos seus resultados em termos de consecução de objetivos, vantagens, reação dos alunos, limitações e dificuldades na implementação. As principais conclusões realçam a importância de fomentar práticas pedagógicas assentes em estratégias construtivistas que defendem a Ciência como um conhecimento dinâmico, fruto de constante evolução e com múltiplas sinergias com a Tecnologia e a Sociedade. A reflexão promoveu também a definição e identificação de sugestões de melhoria e de trabalho futuro, tanto em termos de planeamento e aplicação das estratégias, como em termos de avaliação das aprendizagens, contribuindo para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito das Ciências.
URI: http://hdl.handle.net/10362/19010
Designação: Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

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