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http://hdl.handle.net/10362/19010
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Freitas, João Correia de | - |
dc.contributor.author | Franco, Ana Raquel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-09T14:12:27Z | - |
dc.date.available | 2016-09-09T14:12:27Z | - |
dc.date.issued | 2015-09 | - |
dc.date.submitted | 2016-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/19010 | - |
dc.description.abstract | A atual conceção para o Ensino das Ciências tem em conta perspetivas diversificadas cujo principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento de competências científicas (concetuais, procedimentais e atitudinais) que permitam formar cidadãos cientificamente literatos e preparados para enfrentar a sociedade moderna. Neste âmbito, torna-se pertinente discutir uma conceção CTS (Ciência/Tecnologia/Sociedade) enquadrada em orientações construtivistas que perspetivam o aluno como elemento principal na construção do seu conhecimento científico, as quais podem contribuir para uma visão mais completa e abrangente da Ciência, ao mesmo tempo que motivam os discentes e promovem uma tomada de decisões consciente e responsável. Salientam-se, como metodologias de ensino-aprendizagem ativas, a resolução de problemas, o trabalho prático e o trabalho cooperativo. Estas temáticas tornaram-se os principais objetos de estudo do presente relatório de atividade profissional que visa apresentar, analisar, discutir e refletir sobre as práticas pedagógicas implementadas ao longo de um percurso profissional ligado à docência. As cinco atividades selecionadas são exemplificativas de uma prática docente baseada na problemática do trabalho (A importância da conceção CTS e das metodologias construtivistas no Ensino das Ciências). A adoção de uma orientação metodológica fortemente interpretativa e reflexiva possibilitou a descrição das atividades aplicadas à qual se seguiu a discussão dos seus resultados em termos de consecução de objetivos, vantagens, reação dos alunos, limitações e dificuldades na implementação. As principais conclusões realçam a importância de fomentar práticas pedagógicas assentes em estratégias construtivistas que defendem a Ciência como um conhecimento dinâmico, fruto de constante evolução e com múltiplas sinergias com a Tecnologia e a Sociedade. A reflexão promoveu também a definição e identificação de sugestões de melhoria e de trabalho futuro, tanto em termos de planeamento e aplicação das estratégias, como em termos de avaliação das aprendizagens, contribuindo para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito das Ciências. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
dc.subject | Conceção CTS | pt_PT |
dc.subject | Construtivismo | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Trabalho prático | pt_PT |
dc.subject | Trabalho cooperativo | pt_PT |
dc.title | A importância da conceção CTS e das metodologias construtivistas (resolução de problemas, trabalho prático e trabalho cooperativo) no ensino das Ciências | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Franco_2015.pdf | 3,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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