Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19010
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dc.contributor.advisorFreitas, João Correia de-
dc.contributor.authorFranco, Ana Raquel da Silva-
dc.date.accessioned2016-09-09T14:12:27Z-
dc.date.available2016-09-09T14:12:27Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.date.submitted2016-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/19010-
dc.description.abstractA atual conceção para o Ensino das Ciências tem em conta perspetivas diversificadas cujo principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento de competências científicas (concetuais, procedimentais e atitudinais) que permitam formar cidadãos cientificamente literatos e preparados para enfrentar a sociedade moderna. Neste âmbito, torna-se pertinente discutir uma conceção CTS (Ciência/Tecnologia/Sociedade) enquadrada em orientações construtivistas que perspetivam o aluno como elemento principal na construção do seu conhecimento científico, as quais podem contribuir para uma visão mais completa e abrangente da Ciência, ao mesmo tempo que motivam os discentes e promovem uma tomada de decisões consciente e responsável. Salientam-se, como metodologias de ensino-aprendizagem ativas, a resolução de problemas, o trabalho prático e o trabalho cooperativo. Estas temáticas tornaram-se os principais objetos de estudo do presente relatório de atividade profissional que visa apresentar, analisar, discutir e refletir sobre as práticas pedagógicas implementadas ao longo de um percurso profissional ligado à docência. As cinco atividades selecionadas são exemplificativas de uma prática docente baseada na problemática do trabalho (A importância da conceção CTS e das metodologias construtivistas no Ensino das Ciências). A adoção de uma orientação metodológica fortemente interpretativa e reflexiva possibilitou a descrição das atividades aplicadas à qual se seguiu a discussão dos seus resultados em termos de consecução de objetivos, vantagens, reação dos alunos, limitações e dificuldades na implementação. As principais conclusões realçam a importância de fomentar práticas pedagógicas assentes em estratégias construtivistas que defendem a Ciência como um conhecimento dinâmico, fruto de constante evolução e com múltiplas sinergias com a Tecnologia e a Sociedade. A reflexão promoveu também a definição e identificação de sugestões de melhoria e de trabalho futuro, tanto em termos de planeamento e aplicação das estratégias, como em termos de avaliação das aprendizagens, contribuindo para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito das Ciências.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectConceção CTSpt_PT
dc.subjectConstrutivismopt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectTrabalho práticopt_PT
dc.subjectTrabalho cooperativopt_PT
dc.titleA importância da conceção CTS e das metodologias construtivistas (resolução de problemas, trabalho prático e trabalho cooperativo) no ensino das Ciênciaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Biologia e de Geologiapt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

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