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http://hdl.handle.net/10362/1867| Título: | Optimização da estrutura de um semi-reboque com vista à flexibilidade na sua adequação funcional |
| Autor: | Martins, David João Machado |
| Orientador: | Cardoso, João Mário Burguete Mourão, António José Freire |
| Data de Defesa: | 2008 |
| Editora: | FCT-UNL |
| Resumo: | A optimização de elementos finitos da estrutura do chassis de um semi-reboque visa a expansão deste a variantes construtivas que permitam uma optimização de soluções funcionais, tanto em termos de desempenho, como de custo industrial e tempo de produção. A rentabilização de um modelo computacional, tanto do ponto de vista comercial, como do ponto de vista industrial, permite ir ao encontro das necessidades específicas de cada cliente e racionalizar as operações de produção e montagem. Para se cumprirem tais objectivos, foi necessário um conhecimento profundo das potencialidades do chassis, alcançados através das modelações criadas em SolidWorks e Ansys, que permitiram a realização de diversos tipos de análises que simulam situações concretas ou previstas. Sendo essencial do ponto de vista comercial a realização da optimização pela massa e do ponto de vista industrial da optimização pelo custo, foi necessário recorrer ao Matlab para se criar um programa que levasse a cabo uma optimização com estes dois objectivos. O recurso ao conceito de algoritmos genéticos durante o processo de optimização permitiu a obtenção de ganhos na massa do chassis até 17% e de custo até 19%. |
| Descrição: | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/1867 |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Martins_2008.pdf | 6,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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