Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/184403
Título: | A música e os amores de João de Deus |
Autor: | Pinto, José Miguel Nicolau |
Palavras-chave: | Trilogia de Deus Música e cinema João César Monteiro João de Deus |
Data: | 2023 |
Resumo: | Os três filmes analisados nesta investigação – Recordações da Casa Amarela (1989), A comédia de Deus (1995) e As Bodas de Deus (1999) – são contruídos a partir de um conjunto de citações de outras obras ou realidades. Com essas, cria-se o universo onde habita João de Deus (João César Monteiro), personagem concebida e interpretada pelo realizador. Entre as referidas citações estão as componentes sonoras do filme, em grande parte constituídas por música preexistente. Os elementos musicais são movidos de contexto e (re)significados para, assim, em conjunto com os restantes elementos fílmicos, configurarem a narrativa. Neste artigo refletimos acerca da interação da música com os «amores» de João de Deus. O protagonista estabelece relações com várias mulheres e essas são «musicadas» por obras de diversos compositores, obras que, numa relação simbiótica com os filmes, alteram-nos e são alteradas por eles. Este trabalho constitui-se como um estudo de caso que incide sobre uma parte destas interações música – narrativa na Trilogia de Deus. |
Descrição: | UIDB/00472/2020 UIDP/00472/2020 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/184403 |
DOI: | https://doi.org/10.57885/0005.rpmns.8/2.2021 |
Aparece nas colecções: | FCSH: INET-MD - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
root_RPM_ns_ART_8_1_2021_Pinto_prova_final_compressed.pdf | 810,47 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.