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http://hdl.handle.net/10362/184402
Título: | A música e o sagrado na Trilogia de Deus de João César Monteiro |
Autor: | Pinto, José Miguel Nicolau |
Palavras-chave: | Musica e cinema Sagrado João César Monteiro Música religiosa |
Data: | Jan-2022 |
Resumo: | Este artigo incide sobre a presença do sagrado na “Trilogia de Deus”, de João César Monteiro, e sobre a forma como esta é articulada através de elementos e referências musicais religiosas. A aceção de cinema como sagrado, ou seja, como oposto ao profano e, consequentemente, ao “nosso” mundo, tem consequências evidentes na obra de Monteiro. A forma como o mesmo alcança este sagrado é recorrente nos vários meios que constituem o “híbrido medial” que é o filme. A presença musical na “Trilogia de Deus” torna-se uma dessas ferramentas do realizador de alcançar ou, pelo menos, referir, o sagrado nos seus filmes. Este artigo analisa algumas das referências religiosas retorcidas, através das quais César Monteiro procura não o sagrado católico, mas um outro sagrado, que se desenvolve sobre valores que o catolicismo chega a condenar. A principal hipótese defendida é a de que o sagrado na “Trilogia” se desenvolve, pelo menos em parte, a partir das referências musicais religiosas – por um lado, pelo espaço contextual a que são associadas e, por outro, pela subversão desse mesmo espaço. A partir da análise de exemplos particulares, pretende-se desenvolver esta hipótese através de argumentos relativos à interpretação de certos elementos visuais, narrativos e principalmente musicais. |
Descrição: | UIDB/00472/2020 UIDP/00472/2020 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/184402 |
DOI: | https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.799 |
ISSN: | 2183-1750 |
Aparece nas colecções: | FCSH: INET-MD - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
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