Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/175228
Título: Plataforma IoT de apoio ao ensino de Engenharia baseada em Laboratórios Virtuais e Remotos
Autor: Fasero, Daniela Mendes
Orientador: Rosas, João
Palavras-chave: IoT
Internet-das-coisas
Laboratório virtual
Laboratório Remoto
Acesso Remoto
Data de Defesa: Dez-2019
Resumo: O ensino da engenharia é uma área crucial no desenvolvimento de recém- licenciados que se querem com um perfil de excelência e isso só é possível quando se possibilita a interação desses alunos com equipamentos modernos e de confiança, que estejam num estado de conservação satisfatório. No entanto, isto nem sempre é possível pois as instituições encontram-se sobrelotadas e onde apresentam escassez de material de laboratório, sendo o existente antigo e pouco prático de utilizar. As soluções existentes para a resolução dos desafios apresentados anteri- ormente não são totalmente satisfatórias ou eficazes, pois os paradigmas utiliza- dos na resolução destes problemas são os de Laboratório Remoto e Laboratório Virtual e estes por si só não garantem o acesso dos alunos aos processos práticos de forma eficiente. Pretende-se agilizar estes problemas fazendo uso de uma pla- taforma que use as tecnologias de Laboratórios Remotos e Laboratórios Virtuais em conjunto com o conceito de IoT, possibilitando assim ultrapassar a escassez de recursos presente. Esta plataforma irá ter um impacto significativo no desempenho académico dos alunos tornando a aprendizagem mais eficaz, mesmo face a aulas sobrelota- das ou com escassez de equipamentos.
Engineering education is a crucial area in the development of recent grad- uates who want to have a profile of excellence and this is only possible when they allow the interaction of these students with modern and reliable equipment, which are in a satisfactory state of conservation. However, this is not always possible because the institutions are over- crowded and where laboratory material is scarce, the former being old and im- practical to use. Existing solutions for solving the challenges presented above are not en- tirely satisfactory or effective, as the paradigms used in solving these problems are those of Remote Lab and Virtual Lab and these alone do not guarantee stu- dent access. to practical processes efficiently. These problems are intended to be streamlined by using a platform that uses Remote Labs and Virtual Labs technol- ogies in conjunction with the IoT concept, thereby enabling the present resource scarcity to be overcome. This platform will have a significant impact on students' academic perfor- mance by making learning more effective even in overcrowded or equipment- scarce classes.
URI: http://hdl.handle.net/10362/175228
Designação: Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Aparece nas colecções:FCT: DEE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fasero_2019.pdf3,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.