Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/175228| Título: | Plataforma IoT de apoio ao ensino de Engenharia baseada em Laboratórios Virtuais e Remotos |
| Autor: | Fasero, Daniela Mendes |
| Orientador: | Rosas, João |
| Palavras-chave: | IoT Internet-das-coisas Laboratório virtual Laboratório Remoto Acesso Remoto |
| Data de Defesa: | Dez-2019 |
| Resumo: | O ensino da engenharia é uma área crucial no desenvolvimento de recém-
licenciados que se querem com um perfil de excelência e isso só é possível
quando se possibilita a interação desses alunos com equipamentos modernos e
de confiança, que estejam num estado de conservação satisfatório.
No entanto, isto nem sempre é possível pois as instituições encontram-se
sobrelotadas e onde apresentam escassez de material de laboratório, sendo o
existente antigo e pouco prático de utilizar.
As soluções existentes para a resolução dos desafios apresentados anteri-
ormente não são totalmente satisfatórias ou eficazes, pois os paradigmas utiliza-
dos na resolução destes problemas são os de Laboratório Remoto e Laboratório
Virtual e estes por si só não garantem o acesso dos alunos aos processos práticos
de forma eficiente. Pretende-se agilizar estes problemas fazendo uso de uma pla-
taforma que use as tecnologias de Laboratórios Remotos e Laboratórios Virtuais
em conjunto com o conceito de IoT, possibilitando assim ultrapassar a escassez
de recursos presente.
Esta plataforma irá ter um impacto significativo no desempenho académico
dos alunos tornando a aprendizagem mais eficaz, mesmo face a aulas sobrelota-
das ou com escassez de equipamentos. Engineering education is a crucial area in the development of recent grad- uates who want to have a profile of excellence and this is only possible when they allow the interaction of these students with modern and reliable equipment, which are in a satisfactory state of conservation. However, this is not always possible because the institutions are over- crowded and where laboratory material is scarce, the former being old and im- practical to use. Existing solutions for solving the challenges presented above are not en- tirely satisfactory or effective, as the paradigms used in solving these problems are those of Remote Lab and Virtual Lab and these alone do not guarantee stu- dent access. to practical processes efficiently. These problems are intended to be streamlined by using a platform that uses Remote Labs and Virtual Labs technol- ogies in conjunction with the IoT concept, thereby enabling the present resource scarcity to be overcome. This platform will have a significant impact on students' academic perfor- mance by making learning more effective even in overcrowded or equipment- scarce classes. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/175228 |
| Designação: | Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Fasero_2019.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











