Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/172946
Título: As Cirandas de Heitor Villa-Lobos
Autor: Wady, Juliana
Palavras-chave: Transtextualidade
Intertextualidade
Cirandas
Heitor Villa-Lobos
Gérard Genette
Data: 4-Ago-2022
Resumo: As Cirandas de Heitor Villa-Lobos são um conjunto de dezesseis pequenas peças caracterizadas pela citação de melodias do cancioneiro folclórico infantil brasileiro. Apesar da curta duração que apresentam, as Cirandas se tornaram um caso significativo no repertório pianístico villalobiano pela relação complexa e intricada que se interpõe entre a citação de cantigas folclóricas infantis e o entorno criativo que as envolve e modifica estrutural e simbolicamente. Procurar compreender toda esta relação dialógica que se manifesta inclusive no título, uma vez que o título de cada uma das Cirandas é o mesmo que o das respectivas cantigas citadas, é reconhecer os diversos textos musicais que se interlaçam e caminham por linhas tênues entre citação e criação. Assim, com objetivo de refletir e compreender estes vínculos o presente artigo pretende articular as Cirandas com o conceito de transtextualidade definido por Gérard Genette (1982) em sua obra intitulada Palimpsestes: La littérature au second degré, incidindo em três das cinco práticas transtextuais definidas pelo autor – paratextualidade, intertextualidade e hipertextualidade.
Descrição: UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/172946
DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.195495
ISSN: 2238-7625
Aparece nas colecções:FCSH: CESEM - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
psalles_003_-_Wady_p._49-70.pdf551,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.