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http://hdl.handle.net/10362/169929Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Cruz, Filipa | - |
| dc.date.accessioned | 2024-07-23T22:21:33Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-23T22:21:33Z | - |
| dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
| dc.identifier.other | PURE: 64950969 | - |
| dc.identifier.other | PURE UUID: 1472ee6a-8ba2-43e0-8e4e-a632539c602b | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/169929 | - |
| dc.description | UIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020 | - |
| dc.description.abstract | A música imaginária é um fenómeno feito de ausências, mas o seu silêncio promove a comunicação, a participação e a criação de novos significados. São vários os exemplos desta forma musico-literária que geram múltiplas materializações sonoras e diálogos entre leitores (feitos ouvintes), através dos quais podemos compreender expectativas e interpretações que viajam de um lado para o outro, entre a linguagem verbal e a música. Nesta comunicação, pretendo focar a canção fictícia “Kafka à beira- mar”, descrita na obra homónima (2002) de Haruki Murakami, e as várias interpretações musicais que dela resultaram, no sentido de traçar um percurso de transformações intermediais e caracterizar os vários papéis que o leitor pode assumir ao longo de todo o processo. Percorrendo diferentes terminologias – como a tradução, a transposição e a interpretação – espero esclarecer os critérios desta relação intersemiótica e demonstrar que a música imaginária se pode revelar uma ferramenta metodológica importante para a compreensão da nossa relação cognitiva com o som musical. | en |
| dc.format.extent | 1 | - |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00693%2F2020/PT | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00693%2F2020/PT | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Música Imaginária | - |
| dc.subject | Metodologia | - |
| dc.subject | Semiótica | - |
| dc.title | Da promessa escrita à desilusão da escuta | - |
| dc.type | conferenceObject | - |
| degois.publication.firstPage | 16 | - |
| degois.publication.lastPage | 16 | - |
| degois.publication.title | X MTCC - 10º Seminário 'Música, Teoria Crítica e Comunicação' | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.description.version | publishersversion | - |
| dc.description.version | published | - |
| dc.title.subtitle | Sobre o potencial metodológico da Música Imaginária | - |
| dc.contributor.institution | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH) | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: CESEM - Documentos de conferências nacionais | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Livro_de_resumos_X_MTCC-11.pdf | 34,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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