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dc.contributor.authorCruz, Filipa-
dc.date.accessioned2024-07-23T22:21:33Z-
dc.date.available2024-07-23T22:21:33Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.otherPURE: 64950969-
dc.identifier.otherPURE UUID: 1472ee6a-8ba2-43e0-8e4e-a632539c602b-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/169929-
dc.descriptionUIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020-
dc.description.abstractA música imaginária é um fenómeno feito de ausências, mas o seu silêncio promove a comunicação, a participação e a criação de novos significados. São vários os exemplos desta forma musico-literária que geram múltiplas materializações sonoras e diálogos entre leitores (feitos ouvintes), através dos quais podemos compreender expectativas e interpretações que viajam de um lado para o outro, entre a linguagem verbal e a música. Nesta comunicação, pretendo focar a canção fictícia “Kafka à beira- mar”, descrita na obra homónima (2002) de Haruki Murakami, e as várias interpretações musicais que dela resultaram, no sentido de traçar um percurso de transformações intermediais e caracterizar os vários papéis que o leitor pode assumir ao longo de todo o processo. Percorrendo diferentes terminologias – como a tradução, a transposição e a interpretação – espero esclarecer os critérios desta relação intersemiótica e demonstrar que a música imaginária se pode revelar uma ferramenta metodológica importante para a compreensão da nossa relação cognitiva com o som musical.en
dc.format.extent1-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00693%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00693%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMúsica Imaginária-
dc.subjectMetodologia-
dc.subjectSemiótica-
dc.titleDa promessa escrita à desilusão da escuta-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.firstPage16-
degois.publication.lastPage16-
degois.publication.titleX MTCC - 10º Seminário 'Música, Teoria Crítica e Comunicação'-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleSobre o potencial metodológico da Música Imaginária-
dc.contributor.institutionCentro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)-
Aparece nas colecções:FCSH: CESEM - Documentos de conferências nacionais

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