Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/16422
Título: Efeito de um resultado falso positivo da leitura da mamografia na não participação no rastreio do cancro da mama : estudo de coorte histórico de um rastreio de base populacional da região de saúde do centro em Portugal
Autor: Portulez, Andreia Isabel Cabete
Orientador: Aguiar, Pedro
Data de Defesa: 2015
Resumo: RESUMO - Introdução: O cancro da mama é uma das principais causas de mortalidade por doença oncológica. O rastreio contribui para o aumento da sobrevivência, mas apresenta riscos como a obtenção de um resultado falso positivo com efeitos controversos sobre a participação subsequente. Métodos: Realizou-se um estudo de coorte histórico (2006-2012) de 170.835 mulheres com 45-67 anos, elegíveis para o programa de rastreio do cancro da mama da ARSC,IP. Calcularam-se as medidas de efeito de um falso positivo da leitura na não participação na volta consecutiva de rastreio do cancro da mama, e a associação entre o evento em estudo e factores sociodemográficos, relacionados com o rastreio e com a anamnese, através de análise de regressão de Poisson. Resultados: A incidência de não participação foi 12,13%. A exposição a falso positivo da leitura aumentou 8,01% o risco absoluto de não participação. O falso positivo da leitura da mamografia revelou-se um factor de risco para a não participação (RRa=1,17; IC 1,10-1,25). O efeito protector da existência de participações anteriores foi superior ao efeito dos factores de risco identificados. Identificaram-se outros factores de risco e de protecção. Discussão: De acordo com os factores de risco e de protecção identificados recomendaram-se alterações à operacionalização do programa de rastreio, a manutenção das estatégias adequadas e a realização de estudos futuros para avaliar o efeito de outros factores não incluídos neste estudo. A comunicação do risco associado a um resultado anormal da mamografia é importante para diminuir a ansiedade consequente ao rastreio, devendo ser oferecidas intervenções que promovam a participação no rastreio.
ABSTRACT - Introduction: Breast cancer is a major cause of death from malignant disease. Screening contributes to increased survival, but has risks such as getting a false positive result with controversial effects on subsequent uptake. Methods: An historic cohort study (2006-2012) of 170.835 women aged 45-67 years, eligible for a population-based breast cancer screening program in the Portuguese center health region was conducted. Effect measures of a false positive screening mammography to non-participation in consecutive breast cancer screening round, as well as the association between the study event and socio-demographic, screening-related and anamnesis factors were calculated using Poisson regression analysis. Results: Incidence of non-participation was 12.13%. Exposure to a false positive result increased non-participation absolute risk by 8.01%. A false positive mamogram result proved to be a risk factor for non-participation (aRR = 1.17, CI 1.10-1.25). The protective effect of previous screening participation was greater than the effect of the risk factors identified. Other risk and protective factors were identified. Discussion: According to the risk and protective factors identified, changes to the screening program, maintenance of adequate strategies and conduction of future studies to assess the effect of other factors not included in this study, were recommended. Risk communication regarding an abnormal mammogram is important to reduce screening associated anxiety and interventions that promote screening uptake should be offered.
URI: http://hdl.handle.net/10362/16422
Designação: Curso de Mestrado em Saúde Pública
Aparece nas colecções:ENSP: PPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RUN - Dissertação de Mestrado - Andreia Portulez.pdf704,64 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.