Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/161894
Título: | Das recolhas ao álbum como ‘cartão de visita" |
Outros títulos: | From collections to the album as a “business card”strategies and reinventions in the small edition of rural folk music in Portugal in the 21st century |
Autor: | Nunes, Pedro |
Palavras-chave: | Subcampo Música popular de matriz rural Pequena edição Autoedição DIY |
Data: | 31-Dez-2023 |
Resumo: | Este artigo aborda as práticas e valores presentes na pequena edição de música em Portugal face aos novos contextos de digitalização e desintermediação na produção de música. O nosso foco incidirá sobre um subcampo restrito de produção musical em pequena escala: o da música popular de matriz rural. Consideraremos a este respeito a edição de música por pequenas editoras independentes e a autoedição por músicos que optam por modelos ditos do-it-yourself (DIY) de produção musical à margem do trabalho de intermediação levado a cabo por editoras e distribuidoras discográficas. A nossa análise será informada, em diálogo crítico constante e sustentado, pelas noções de campo de produção cultural proposta por Bourdieu (1983), de mundos artísticos de Becker (1974), bem como por estudos diversos e recentes em torno dos modos DIY de produção de música (Bennett 2018, Guerra 2018, Haenfler 2018, Haynes & Marshall 2018, Tarassi 2018, Threadgold 2018, Schmidt 2019, Jones 2021). |
Descrição: | UIDB/00472/2020 UIDP/00472/2020 DL 57/2016/CP1453/CT0017 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/161894 |
Aparece nas colecções: | FCSH: INET-MD - Artigos em revista internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
pedro_nunes_das_recolhas_ao_album_como_cartao_de_visita.pdf | 357,91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.