Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/159177
Título: As Ferramentas Digitais no Ensino e Aprendizagem da Matemática
Autor: Roque, Eduardo Manuel Brito
Orientador: Domingos, António
Data de Defesa: Fev-2023
Resumo: Neste estudo, pretende-se mostrar que, a utilização de tecnologias, com que os jovens lidam, como sejam o telemóvel, o computador, as ferramentas do Google na internet e outras tecnologias, como sejam a calculadora gráfica, podem mudar consideravelmente, a motivação, o interesse e o aproveitamento dos alunos, alterando a perceção dos mesmos, no que se refere à disciplina de Matemática. Pretende-se, ainda, observar o modo como o ensino presencial e o ensino a distância, influem nessa motivação. Ao nível da revisão de literatura, focou-se a utilização da tecnologia, a génese instrumental, a motivação e interesse dos alunos, a importância das CTEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática) no ensino e aprendizagem da Matemática e métodos de ensino e aprendizagem. O enquadramento, deste estudo, teve em conta aquilo que se pretende ser, neste momento, o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, bem como aquilo que se consideram ser práticas adequadas, no ensino e aprendizagem a distância. A metodologia de estudo utilizada, consistiu num Estudo de Caso, com recolha de dados, através de questionários e observações. Para a análise dos dados recorreu-se à aplicação do Método Misto de Desenho Paralelo Convergente, no sentido de se fazer uma análise tão profunda quanto possível, da população em estudo. Foi feita uma descrição da proposta de intervenção, com a disponibilização de planos de aula, dos objetivos e competências a desenvolver e das atividades realizadas. É feita uma análise dos resultados obtidos, tendo como base os inquéritos efetuados aos alunos e as observações feitas em aula. Feita uma análise dos resultados, o investigador concluiu que, a utilização de ferramentas digitais, no enquadramento das metodologias utilizadas neste estudo, contribuiu para aumentar a motivação intrínseca dos alunos, no ensino e aprendizagem da Matemática. Os alunos, em geral, preferem o ensino presencial. As ferramentas digitais são importantes, para a motivação intrínseca dos alunos, no ensino presencial e mais ainda no caso do ensino e aprendizagem a distância. Feita uma caracterização da génese instrumental, conclui-se ter sido muito positiva a sua perceção por parte dos alunos. Os alunos conseguiram apropriar-se dos esquemas de utilização necessários à concretização das suas atividades.
This study aims to show that the use of technologies that young people deal with, such as mobile phones, computers, Google tools on the Internet and other technologies such as the graphing calculator, can considerably change the motivation, interest and performance of students, changing their perception of the subject of mathematics. It is also intended to observe how face-to-face teaching and distance learning influence this motivation. The literature review focused on the use of technology, the instrumental genesis, the motivation and interest of students, the importance of STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) in teaching and learning mathematics and teaching and learning methods. The framework, for this study, took into account what is intended to be, at this point in time, the profile of students leaving compulsory education, as well as what are considered to be appropriate practices, in teaching and learning at a distance. The study methodology used consisted of a Case Study, with data collection through questionnaires and observations. For data analysis, the Mixed Method of Convergent Parallel Design was applied, in order to analyse as deeply as possible the population under study. A description of the intervention proposal was made, with the provision of lesson plans, the objectives and competencies to be developed and the activities carried out. An analysis of the results obtained is made, based on the surveys carried out with the students and the observations made in class. After an analysis of the results, the researcher concluded that the use of digital tools, in the framework of the methodologies used in this study, contributed to increase the intrinsic motivation of students in teaching and learning mathematics. Students, in general, prefer face-to- face teaching. Digital tools are important for students' intrinsic motivation in face-to-face teaching and even more so in the case of distance teaching and learning. After characterizing the instrumental genesis, the researcher concluded that the students perception of it was very positive. The students were able to appropriate the usage schemes necessary to carry out their activities.
URI: http://hdl.handle.net/10362/159177
Designação: MESTRADO EM EDUCAÇÃO NA ESPECIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CTEM
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Roque_2023.pdf12,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.