Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/159177| Título: | As Ferramentas Digitais no Ensino e Aprendizagem da Matemática |
| Autor: | Roque, Eduardo Manuel Brito |
| Orientador: | Domingos, António |
| Data de Defesa: | Fev-2023 |
| Resumo: | Neste estudo, pretende-se mostrar que, a utilização de tecnologias, com que os jovens
lidam, como sejam o telemóvel, o computador, as ferramentas do Google na internet e outras
tecnologias, como sejam a calculadora gráfica, podem mudar consideravelmente, a motivação, o
interesse e o aproveitamento dos alunos, alterando a perceção dos mesmos, no que se refere à
disciplina de Matemática. Pretende-se, ainda, observar o modo como o ensino presencial e o
ensino a distância, influem nessa motivação.
Ao nível da revisão de literatura, focou-se a utilização da tecnologia, a génese
instrumental, a motivação e interesse dos alunos, a importância das CTEM (Ciências,
Tecnologias, Engenharias e Matemática) no ensino e aprendizagem da Matemática e métodos de
ensino e aprendizagem.
O enquadramento, deste estudo, teve em conta aquilo que se pretende ser, neste momento,
o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, bem como aquilo que se consideram ser
práticas adequadas, no ensino e aprendizagem a distância.
A metodologia de estudo utilizada, consistiu num Estudo de Caso, com recolha de dados,
através de questionários e observações. Para a análise dos dados recorreu-se à aplicação do
Método Misto de Desenho Paralelo Convergente, no sentido de se fazer uma análise tão profunda
quanto possível, da população em estudo.
Foi feita uma descrição da proposta de intervenção, com a disponibilização de planos de
aula, dos objetivos e competências a desenvolver e das atividades realizadas.
É feita uma análise dos resultados obtidos, tendo como base os inquéritos efetuados aos
alunos e as observações feitas em aula.
Feita uma análise dos resultados, o investigador concluiu que, a utilização de ferramentas
digitais, no enquadramento das metodologias utilizadas neste estudo, contribuiu para aumentar a
motivação intrínseca dos alunos, no ensino e aprendizagem da Matemática. Os alunos, em geral,
preferem o ensino presencial. As ferramentas digitais são importantes, para a motivação intrínseca
dos alunos, no ensino presencial e mais ainda no caso do ensino e aprendizagem a distância.
Feita uma caracterização da génese instrumental, conclui-se ter sido muito positiva a sua
perceção por parte dos alunos. Os alunos conseguiram apropriar-se dos esquemas de utilização
necessários à concretização das suas atividades. This study aims to show that the use of technologies that young people deal with, such as mobile phones, computers, Google tools on the Internet and other technologies such as the graphing calculator, can considerably change the motivation, interest and performance of students, changing their perception of the subject of mathematics. It is also intended to observe how face-to-face teaching and distance learning influence this motivation. The literature review focused on the use of technology, the instrumental genesis, the motivation and interest of students, the importance of STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) in teaching and learning mathematics and teaching and learning methods. The framework, for this study, took into account what is intended to be, at this point in time, the profile of students leaving compulsory education, as well as what are considered to be appropriate practices, in teaching and learning at a distance. The study methodology used consisted of a Case Study, with data collection through questionnaires and observations. For data analysis, the Mixed Method of Convergent Parallel Design was applied, in order to analyse as deeply as possible the population under study. A description of the intervention proposal was made, with the provision of lesson plans, the objectives and competencies to be developed and the activities carried out. An analysis of the results obtained is made, based on the surveys carried out with the students and the observations made in class. After an analysis of the results, the researcher concluded that the use of digital tools, in the framework of the methodologies used in this study, contributed to increase the intrinsic motivation of students in teaching and learning mathematics. Students, in general, prefer face-to- face teaching. Digital tools are important for students' intrinsic motivation in face-to-face teaching and even more so in the case of distance teaching and learning. After characterizing the instrumental genesis, the researcher concluded that the students perception of it was very positive. The students were able to appropriate the usage schemes necessary to carry out their activities. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/159177 |
| Designação: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO NA ESPECIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CTEM |
| Aparece nas colecções: | FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Roque_2023.pdf | 12,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











