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http://hdl.handle.net/10362/158| Título: | Processos de resolução de problemas: uma abordagem à construção de conhecimento matemático por crianças do ensino primário |
| Autor: | Pires, Maria Isabel Valente |
| Orientador: | Ambrósio, Teresa Andrade, António Jorge |
| Palavras-chave: | Matemática Ensino/aprendizagem da matemática Resolução de problemas Processos de resolução de problemas Estratégias de resolução de problemas Ensino primário |
| Data de Defesa: | 1992 |
| Editora: | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
| Resumo: | Um olhar sobre a Educação Matemática revela-nos a importância que a resolução de problemas tem vindo a assumir nos últimos tempos, não só como uma das suas principais finalidades, mas ainda como meio privilegiado de construção do conhecimento. O modelo de ensino e aprendizagem da Matemática elaborado para o Projecto «Ensinar é Investigar» centrou-se na resolução de problemas considerada nessa dupla perspectiva. A metodologia utilizada conferia grande liberdade à criança para procurar as suas próprias estratégias e construir processos de resolução de problemas. Com o presente estudo procurou-se analisar esses processos construídos pelas crianças para encontrarem a solução dos problemas que lhes eram propostos. Uma metodologia de investigação de cariz essencialmente qualitativo, por vezes apoiada em tratamentos estatísticos, permitiu detectar a utilização regular de algumas estratégias bem como a existência de relações entre os processos construídos por cada criança e o seu nível de competência matemática. |
| Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/158 |
| Aparece nas colecções: | FCT: UIED - Dissertações de Mestrado FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| pires_1992.pdf | 6,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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