Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/152877
Título: Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais
Autor: Cardoso, Adriana
Almeida, António
Gonçalves, Carolina
Rodrigues, Margarida
Silva, Encarnação
Palavras-chave: Recurso educativo digital
1.º Ciclo do Ensino Básico
Integração curricular
Interdisciplinaridade
Educação digital
TIC
Data: Jul-2022
Editora: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
Resumo: Neste capítulo, discutem-se princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais que promovam situações de aprendizagem inovadoras. Neste âmbito, destacam-se: (i) a criação de contextos significativos para a aprendizagem; (ii) a integração curricular; (iii) a implementação de um desenho instrucional de base construtivista; (iv) a promoção da autonomia do aluno; (v) a promoção do envolvimento e da motivação do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Estes princípios são mobilizados, no presente capítulo, na análise de um recurso educativo digital concreto (Cozinhar a Aprender), que visa promover o desenvolvimento integrado de competências (Português, Matemática, Estudo do Meio) no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da exploração do género textual receita culinária.
Descrição: UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/152877
DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.159
ISBN: 978-989-8912-18-3
Aparece nas colecções:FCSH: CICS.NOVA - Capítulos de livros nacionais

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