Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/15230
Título: Angariação e retenção de clientes numa maternidade privada
Autor: Rodrigues, Maria João Tojeiro dos Reis Cêrcas
Orientador: Henriques, Roberto
Victorino, Guilherme Martins
Palavras-chave: CRM na saúde
Data Mining
Ginecologia/Obstetrícia
Maternidade
Segmentação
RFM
Data de Defesa: 3-Jun-2015
Resumo: Este trabalho apresenta o caso de um prestador de saúde privado, com maternidade, da zona da grande Lisboa, cujo número de partos tem vindo a decrescer. Trabalhou-se um conjunto de dados da especialidade de Ginecologia/Obstetrícia (GIN/OBS), a partir do qual se construiu uma metodologia de análise inovadora na aplicação de Customer Relationship Management (CRM) a esta especialidade, e que permite extrair conhecimento útil sobre o seu comportamento. A criação de perfis de utente, através da construção de métricas agregadas, permitiu aferir condicionantes do negócio, como a utilização de Entidades Financiadoras de Referência (EFR’s) e o desempenho de médicos em número de partos, a georreferenciação de utentes, e a segmentação de clientes por valor. Este conhecimento, em conjunto com dados da literatura e da análise do mercado das maternidades privadas, permitiu definir diretrizes de atuação de marketing que podem ser aplicáveis a vários níveis da organização, visando o aumento da quota de mercado de partos do prestador. Organizações de saúde que sigam esta metodologia poderão conhecer melhor os seus clientes, criando uma estratégia de CRM, com vista ao aumento do número de partos.
URI: http://hdl.handle.net/10362/15230
Designação: Mestrado em Gestão de Informação
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Gestão da Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TGI0032.pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.