Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/142103
Título: Responsabilidade Civil nos acidentes de viação
Outros títulos: um novo percurso para a concorrência entre a responsabilidade pelo risco inerente aos veículos e a contribuição do lesado para o seu próprio dano
Autor: Bregas, Bianca Raquel Costa
Orientador: Cristas, Assunção
Palavras-chave: Responsabilidade Civil
Teoria do Risco
Acidentes de Viação
Contribuição do Lesado
Obrigação de indemnizar
Menores
Diretivas relativas ao Seguro de Responsabilidade Civil
Conformidade com o Direito da União Europeia
Civil Liability
Theory of Risk
Road Traffic Accidents
Contribution of the Injured Party
Compensation
Minors
Directives on Civil Liability Insurance for Motor Vehicles
Compliance with the European Union Law
Data de Defesa: 8-Jul-2022
Resumo: According to article 505.º CC, the current paradigm of Strict Liability arising from motor vehicle accidents allows the exclusion of compensation when the injured party's conduct contributed to the accident. However, beyond the doctrinal and jurisprudential quarrel surrounding the concurrence of the risk of the car and the injured party's contribution, subsists the need to know if said conduct can absorb the danger created by the vehicle. We consider that except in those cases where the vehicle is stationary, in the sense that its risks don’t intervene with the creation of damages, as well as in the case of intentional self-harm, no other behavior of the injured party can enable a total consumption of the inherent risks of the vehicle. In accordance with the principle of proportionality along with the principle of compliance with the European Law, only the reduction of the quantum indemnizatorium will be admissible, given the context in which the road traffic accident resulted, especially the degree of fault of the injured party.
O atual paradigma da Responsabilidade Civil pelo Risco por acidentes causados por veículos admite, nos termos do art. 505.º CC, a exclusão da obrigação de indemnizar o lesado quando a sua conduta contribuiu para o sinistro. Contudo, ultrapassando a querela doutrinária e jurisprudencial acerca da admissibilidade de concorrência entre a Responsabilidade pelo Risco e a contribuição do lesado, subsiste saber se a conduta em causa dispõe da capacidade de absorver o risco criado pelo automóvel. Consideramos que à exceção das circunstâncias em que o veículo se encontra parado, de forma que os seus riscos comuns não intervenham para a produção dos danos, e das condutas autolesivas intencionais, nenhuma outra atitude do lesado permitirá a consumpção total dos riscos inerentes à viatura. Por consequência, apenas será admissível, de acordo com o princípio da proporcionalidade e da conformidade com o Direito Europeu, uma redução do quantum indemnizatorium, atendendo ao contexto em que ocorreu o acidente de viação, sobretudo ao grau de culpa do lesado.
URI: http://hdl.handle.net/10362/142103
Designação: Mestrado em Direito Forense e Arbitragem
Aparece nas colecções:FD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bregas_2022.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.