Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/142103
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCristas, Assunção-
dc.contributor.authorBregas, Bianca Raquel Costa-
dc.date.accessioned2022-07-19T11:55:50Z-
dc.date.available2025-07-08T00:31:46Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/142103-
dc.description.abstractAccording to article 505.º CC, the current paradigm of Strict Liability arising from motor vehicle accidents allows the exclusion of compensation when the injured party's conduct contributed to the accident. However, beyond the doctrinal and jurisprudential quarrel surrounding the concurrence of the risk of the car and the injured party's contribution, subsists the need to know if said conduct can absorb the danger created by the vehicle. We consider that except in those cases where the vehicle is stationary, in the sense that its risks don’t intervene with the creation of damages, as well as in the case of intentional self-harm, no other behavior of the injured party can enable a total consumption of the inherent risks of the vehicle. In accordance with the principle of proportionality along with the principle of compliance with the European Law, only the reduction of the quantum indemnizatorium will be admissible, given the context in which the road traffic accident resulted, especially the degree of fault of the injured party.pt_PT
dc.description.abstractO atual paradigma da Responsabilidade Civil pelo Risco por acidentes causados por veículos admite, nos termos do art. 505.º CC, a exclusão da obrigação de indemnizar o lesado quando a sua conduta contribuiu para o sinistro. Contudo, ultrapassando a querela doutrinária e jurisprudencial acerca da admissibilidade de concorrência entre a Responsabilidade pelo Risco e a contribuição do lesado, subsiste saber se a conduta em causa dispõe da capacidade de absorver o risco criado pelo automóvel. Consideramos que à exceção das circunstâncias em que o veículo se encontra parado, de forma que os seus riscos comuns não intervenham para a produção dos danos, e das condutas autolesivas intencionais, nenhuma outra atitude do lesado permitirá a consumpção total dos riscos inerentes à viatura. Por consequência, apenas será admissível, de acordo com o princípio da proporcionalidade e da conformidade com o Direito Europeu, uma redução do quantum indemnizatorium, atendendo ao contexto em que ocorreu o acidente de viação, sobretudo ao grau de culpa do lesado.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectResponsabilidade Civilpt_PT
dc.subjectTeoria do Riscopt_PT
dc.subjectAcidentes de Viaçãopt_PT
dc.subjectContribuição do Lesadopt_PT
dc.subjectObrigação de indemnizarpt_PT
dc.subjectMenorespt_PT
dc.subjectDiretivas relativas ao Seguro de Responsabilidade Civilpt_PT
dc.subjectConformidade com o Direito da União Europeiapt_PT
dc.subjectCivil Liabilitypt_PT
dc.subjectTheory of Riskpt_PT
dc.subjectRoad Traffic Accidentspt_PT
dc.subjectContribution of the Injured Partypt_PT
dc.subjectCompensationpt_PT
dc.subjectMinorspt_PT
dc.subjectDirectives on Civil Liability Insurance for Motor Vehiclespt_PT
dc.subjectCompliance with the European Union Lawpt_PT
dc.titleResponsabilidade Civil nos acidentes de viaçãopt_PT
dc.title.alternativeum novo percurso para a concorrência entre a responsabilidade pelo risco inerente aos veículos e a contribuição do lesado para o seu próprio danopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direito Forense e Arbitragempt_PT
dc.identifier.tid203038703pt_PT
dc.subject.fosDireitopt_PT
Aparece nas colecções:FD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bregas_2022.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.