Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/13778
Título: A satisfação dos alunos finalistas do Ensino Superior
Outros títulos: O caso do Instituto Superior Técnico
Autor: Lucas, Ana Filipa Agante
Orientador: Coelho, Pedro Simões Coelho
Esteves, Susana Pereira
Palavras-chave: Ensino Superior
Satisfação
Competências Transversais
Preparação Mercado de Trabalho
ECSI
SERVQUAL
Data de Defesa: 7-Jul-2014
Resumo: Na identificação dos determinantes da satisfação dos alunos finalistas com a formação obtida no Instituto Superior Técnico (IST) avaliou-se o impacto que a preparação para o mercado de trabalho, e a aprendizagem de competências transversais como a gestão, administração, empreendedorismo e liderança, têm na satisfação dos finalistas. O modelo teórico privilegiou as adaptações ao ensino superior (ES) dos modelos de medida da satisfação ECSI e SERVQUAL e, dos determinantes empíricos do instrumento de medida. O Projeto centrou-se na análise dos resultados ao questionário aos Alunos Finalistas de Mestrado de 2012/13, da responsabilidade do Núcleo de Estudos e Projetos do IST. Os dados foram sujeitos a uma análise fatorial em fatores comuns e específicos, cujos fatores foram utilizados na realização de uma regressão em componentes principais. Os resultados demostraram que as competências de gestão e administração, as competências técnicas e informáticas e a preparação para o mercado de trabalho eram os principais determinantes da satisfação dos alunos finalistas do IST. As competências linguísticas e de consciência ambiental foram as que menor impacto tiveram na satisfação com a formação obtida. A aplicação do modelo de regressão aos alunos de mestrados integrados e aos dos cursos de engenharias tradicionais revelou existirem diferenças nos determinantes e seu impacto na satisfação. Foi no primeiro grupo que o modelo revelou o seu potencial máximo explicativo, confirmando a importância das competências técnicas e informáticas e das competências de gestão e administração como as mais impactantes na satisfação dos finalistas com a sua formação. Para os alunos das engenharias tradicionais, a ligação ao mercado de trabalho não se assumiu como um dos fatores explicativos da satisfação.
URI: http://hdl.handle.net/10362/13778
Designação: Mestrado em Estatística e Gestão de Informação
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação

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