Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/123474| Título: | Papel do espaço ferroviário para uma mobilidade sustentável no Algarve |
| Autor: | Silveira, Sofia Filipa de Figueiredo |
| Orientador: | Melo, João Zúquete, Eduardo |
| Palavras-chave: | Linha ferroviária do Algarve Mobilidade Ferroviária Mobilidade sustentável |
| Data de Defesa: | Nov-2016 |
| Resumo: | A linha ferroviária do Algarve foi construída entre finais do século XIX e início do século XX
com uma extensão de 140 km, atravessando a região de Este a Oeste, desde Vila Real de Santo
António até Lagos. Apesar da linha ter impulsionado o desenvolvimento da região na época,
actualmente encontra-se desajustada face as necessidades da população e do desenvolvimento da
região sendo que as estações se encontram afastadas de algumas das principais zonas turísticas
actuais. Para além disso os transportes públicos rodoviários, ferroviários e aéreos não estão
articulados entre si por forma a promover uma mobilidade eficaz.
O paradigma actual do sector transportes torna-se insustentável. O sector na Europa e em Portugal
continua muito dependente dos combustíveis fósseis constituindo um dos principais responsáveis
pela emissão de gases de efeito de estufa. Paralelamente, o uso do transporte individual não tem
reduzido. Nesse sentido, o futuro do sector passa por uma mudança de paradigma, no qual o
aumento da qualidade, eficiência e intermodalidade dos transportes públicos é crucial para a
fomentação da sua utilização nos centros urbanos.
A presente dissertação tem como objectivo analisar os efeitos da requalificação da linha
ferroviária e o papel que esta poderá ter no modelo de desenvolvimento mais sustentável da
região. Desenvolveu-se um inquérito às câmaras municipais e juntas de freguesia, um
levantamento de propostas baseadas em casos de sucesso e uma análise a um conjunto de
indicadores ambientais e de desenvolvimento.
As simulações desenvolvidas pelos vários cenários indicam uma melhoria qualitativa dos
indicadores de desenvolvimento sustentável. Registando-se uma potencial melhoria da qualidade
do ar, o congestionamento rodoviário, sinistralidade e ruído através da redução de 22% das
emissões de CO2 e de 24% do tráfego médio diário anual. Resultantes do aumento da qualidade,
fiabilidade e eficiência na mobilidade ferroviária regional, através de investimentos ao nível do
serviço de transporte de passageiros e das infraestruturas. The railway line of the Algarve was built between the late nineteenth century and early twentieth century and has a length of 140 km, passing through the region from east to west, from Vila Real de Santo António to Lagos. Although the line has driven the development of the region at the time, now it is not adjusted in view of the needs of the population and the development of the region and the stations are removed from some of the main current tourist areas. Furthermore the public transportation on road, rail and air are not linked to each other in order to promote an efficient mobility. The current paradigm of transport becomes unsustainable. The sector in Europe and in Portugal, remains very dependent on fossil fuels being one of the main responsible for the emission of greenhouse gases. Similarly, the use of individual transport is not reduced. In this sense, the future of the sector is undergoing a paradigm shift, in which increased quality, efficiency and intermodal public transport is crucial to fostering their use in urban centers. This thesis aims to analyze the effects of redevelopment of the railway line and the role it may have in the sustainable development model for the region. We developed a survey of municipal councils and parish councils, a survey of proposals based on case studies and analysis to a set of environmental indicators and development. The simulations carried out by various scenarios indicate a qualitative improvement of sustainable development indicators. The air quality, road congestion, accidents and noise will register an improvement over the 22% reduction of CO2 emissions and 24% of the average annual daily traffic. Based on the increased quality, reliability and efficiency in regional rail mobility through investments in terms of passenger service and infrastructure. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/123474 |
| Designação: | Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil Gestão e Sistemas Ambientais |
| Aparece nas colecções: | FCT: DCEA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Silveira_2016.pdf | 4,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











