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Título: Modelação física do galgamento do quebra-mar do porto de Albufeira
Autor: Viegas, Marcelo Daniel Leal
Orientador: Neves, Maria da Graça
Reis, Maria Teresa
Palavras-chave: Galgamento
Quebra-mar de taludes
Canal de ondas
Superfície livre
Caudal médio de galgamento
Data de Defesa: 2014
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: O objetivo desta dissertação é estudar o fenómeno do galgamento em estruturas marítimas. Em particular, realizaram-se ensaios em modelo físico para o estudo da interação da onda com um quebra-mar da costa portuguesa: o quebra-mar Poente do Porto de Pesca de Albufeira. Os ensaios em modelo físico de um perfil do quebra-mar foram realizados num canal de ondas do LNEC, à escala 1:30. Foram medidas elevações da superfície livre em diferentes pontos do canal e o volume galgado para diferentes condições de agitação marítima regular. Os caudais médios galgados e as alturas de onda foram calculados com base nas medições efetuadas durante os ensaios e foi realizada uma análise da influência nos resultados das características da agitação. Neste sentido, realizaram-se dois grupos de ensaios: no primeiro, manteve-se o período da onda, T=12 s, e consideraram-se cinco valores de altura de onda, de 3.5 m a 5.5 m, com um incremento de 0.5 m; no segundo, adotou-se um valor de H=4 m e variou-se o período de 10 s a 14 s, com um incremento de 2 s. Todos estes ensaios foram realizados sem e com o perfil do quebra-mar no modelo. Com a análise do primeiro grupo de ensaios concluiu-se que, para um período de 12 s, apenas se obteve galgamento para alturas de onda no protótipo superiores a 3.5 m e que o caudal médio galgado aumentou com o aumento de altura da onda. Analisando o segundo grupo de ensaios, para uma altura de onda constante igual a 4 m, considerando os períodos de 10 s, 12 s e 14 s, verificou-se que para os 10 s o caudal médio galgado era nulo e que o seu valor aumentava consideravelmente com o aumento do período da onda.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil de Construção
URI: http://hdl.handle.net/10362/12290
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