Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/118029
Título: Inovação e comunicação de cultura
Outros títulos: Innovation and Cultural Communicationemergent narrative models
Autor: Santos-Silva, Dora
Data: Jan-2021
Editora: NIP-C@M & UAL
Resumo: Este capítulo explora modelos narrativos emergentes no contexto da comunicação de cultura e, em particular, no jornalismo cultural, através da análise e discussão de exemplos paradigmáticos nacionais e internacionais. O ecossistema digital potenciou a inovação tecnológica no setor cultural enriquecendo a experiência estética. Em alguns cenários culturais, como o dos espaços museológicos, o paradigma do objeto, que fala apenas através da sua autenticidade, foi substituído por uma narrativa imersiva, centrada na experiência do utilizador. O jornalismo cultural rapidamente adotou este modelo: por um lado, inova na narrativa para envolver o utilizador; por outro, centra-se cada vez mais no valor que o objeto cultural terá para o “consumidor”, enquanto parte de uma experiência de consumo ou serviço, e não no valor estético do objeto em si. Quais são as principais características destes modelos narrativos? Que consequências traz para a cultura e para o jornalismo cultural? Estas são algumas questões a que o capítulo procura responder. This chapter explores emerging narrative models in the context of culture communication and, in particular, in cultural journalism, through the analysis and discussion of national and international paradigmatic examples. The digital ecosystem has enhanced technological innovation in the cultural sector, enriching the aesthetic experience. In some cultural scenarios, such as museum spaces, the paradigm of the object that speaks only through its authenticity has been replaced by an immersive narrative, centered on the user’s experience. Cultural journalism quickly adopted this model: on the one hand, it innovates in the narrative to engage the user; on the other hand, it increasingly focuses on the value that the cultural object will have for the “consumer”, as part of a consumer or service experience, and not on the aesthetic value of the object itself. What are the main characteristics of these narrative models? What consequences does it have for culture and cultural journalism? These are some questions that the chapter seeks to answer.
Descrição: UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/118029
DOI: https://doi.org/10.26619/978-989-9002-14-2.3
ISBN: 978-989-9002-14-2
978-989-9002-15-9
Aparece nas colecções:FCSH: ICNOVA - Capítulo de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3_Inovac_a_o_e_Comunicac_a_o.pdf649 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.