Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/10856
Título: A utilização de smartphones na monitorização do ruído
Autor: Pereira, Patrícia Susana Contente
Orientador: Ferreira, Francisco
Palavras-chave: Ruído
Smartphone
Monitorização
Sensoriamento móvel
Participação pública
Data de Defesa: 2013
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Habitualmente dá-se a designação de “ruído” a qualquer som desagradável ou indesejável, passível de prejudicar a saúde dos indivíduos e afetar o seu bem-estar. A sua presença no nosso quotidiano resulta principalmente de um conjunto de atividades humanas, sendo atualmente considerado um dos problemas ambientais com maior impacte na sociedade. A sua monitorização é essencial para que seja possível minimizar os seus impactes. Este trabalho apresenta um protótipo de um sistema de monitorização participativa de ruído, com recurso a um smartphone, cuja finalidade é permitir a contribuição de voluntários na recolha de dados sobre ruído. Para a realização do presente trabalho procedeu-se à pesquisa de uma aplicação móvel de medição de ruído e ao desenvolvimento de protótipos para as restantes componentes do sistema: aplicação Web e página em rede social. Para avaliar a capacidade da aplicação móvel foram conduzidos diversos ensaios em diferentes ambientes acústicos em meio urbano, nomeadamente com influência direta ou no interior de diversos modos de transporte. Com o intuito de avaliar a participação dos cidadãos, bem como a sua percepção quanto ao ruído ambiente, procedeu-se à realização de inquéritos junto da população. A aplicação móvel selecionada - NoiseTube – revelou-se adequada para integração no sistema de monitorização, permitindo obter dados comparáveis a um sonómetro profissional para diversos ambientes acústicos. Os inquéritos revelaram que a população entende o ruído como um problema ambiental sobre o qual é preciso atuar e está disponível para contribuir voluntariamente na realização de medições. A avaliação de diversos ambientes acústicos exteriores revelou que os níveis sonoros deverão estar acima do valor legislado. Através dos ensaios de caracterização de ambientes acústicos interiores e tendo em consideração o limiar de risco definido pela Organização Mundial de Saúde, a circulação nos transportes públicos autocarro, metro e barco representam um maior risco para a população.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil de Gestão e Sistemas Ambientais
URI: http://hdl.handle.net/10362/10856
Aparece nas colecções:FCT: DCEA - Dissertações de Mestrado

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