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http://hdl.handle.net/10362/8177| Título: | Camponeses do cinema: a representação da cultura popular no cinema português entre 1960 e 1970. |
| Autor: | Costa, Catarina Sousa Brandão Alves |
| Palavras-chave: | Cinema português Antropologia visual Cultura popular |
| Data de Defesa: | Abr-2012 |
| Editora: | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
| Resumo: | Esta tese trata o cinema documentário e ficcional de vocação etnográfica na sua ligação com a representação da cultura popular de matriz rural e a identidade nacional. Pretendo tornar visível este cinema de vocação etnográfica, quer na história da etnologia portuguesa, revalorizando a importância da etnografia espontânea, quer na história do cinema português. O objecto é portanto o questionamento da fixação deste cinema nos conceitos de ruralidade, pastoralismo, tradição, raízes e autenticidade, partindo dele enquanto produtor de um discurso de objectificação da cultura popular portuguesa, e de uma ideia do país, ou da memória do país, cuja homogeneidade vou aqui questionar. Assim, trabalho os usos da imagem a partir de várias modalidades identificadas: o arquivo etnográfico, o documentário etnográfico, a imaginação ou poética de inspiração etnográfica e finalmente o cinema revolucionário e o discurso ideológico. Comum a todos eles é o facto de fazerem um cinema que se imagina próximo do povo que é filmado por razões que oscilam entre a produção e recolha de informação científica às motivações românticas ou politicas. |
| Descrição: | Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Antropologia Social e Cultural |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/8177 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DA - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese catarina alves costa.pdf | 6,54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
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