Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/78
Title: Compreensão de conceitos matemáticos avançados: a matemática no início do superior
Author: Domingos, António Manuel Dias
Advisor: Matos, José Manuel
Keywords: Educação matemática
Ensino da análise
Pensamento matemático avançado
Aprendizagem da matemática
Experiência de ensino
Defense Date: 2003
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Esta investigação pretende caracterizar a compreensão dos conceitos matemáticos avançados ensinados no início do ensino superior, relacionados com os tópicos das sucessões, funções e cálculo diferencial. O estudo realizou-se com alunos do 1º ano de licenciaturas em Ensino das Ciências, Engenharia Electrotécnica e Matemática na primeira disciplina de Análise dos cursos, tendo os seguintes objectivos: integrar o contributo de várias teorias sobre a construção dos conceitos matemáticos, caracterizar a complexidade dos conceitos imagem que os alunos têm dos conceitos matemáticos ensinados e caracterizar desempenhos escolares típicos de alguns alunos. A metodologia de investigação usada é de natureza qualitativa, integrando uma componente de experiência de ensino e visando a compreensão dos principais conceitos imagem manifestados pelos alunos.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Educação: especialidade de Teoria Curricular e Ensino das Ciências
URI: http://hdl.handle.net/10362/78
Appears in Collections:FCT: UIED - Teses de Doutoramento
FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
domingos_2003.pdf2,44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.