Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/78
Título: Compreensão de conceitos matemáticos avançados: a matemática no início do superior
Autor: Domingos, António Manuel Dias
Orientador: Matos, José Manuel
Palavras-chave: Educação matemática
Ensino da análise
Pensamento matemático avançado
Aprendizagem da matemática
Experiência de ensino
Data de Defesa: 2003
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Esta investigação pretende caracterizar a compreensão dos conceitos matemáticos avançados ensinados no início do ensino superior, relacionados com os tópicos das sucessões, funções e cálculo diferencial. O estudo realizou-se com alunos do 1º ano de licenciaturas em Ensino das Ciências, Engenharia Electrotécnica e Matemática na primeira disciplina de Análise dos cursos, tendo os seguintes objectivos: integrar o contributo de várias teorias sobre a construção dos conceitos matemáticos, caracterizar a complexidade dos conceitos imagem que os alunos têm dos conceitos matemáticos ensinados e caracterizar desempenhos escolares típicos de alguns alunos. A metodologia de investigação usada é de natureza qualitativa, integrando uma componente de experiência de ensino e visando a compreensão dos principais conceitos imagem manifestados pelos alunos.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Educação: especialidade de Teoria Curricular e Ensino das Ciências
URI: http://hdl.handle.net/10362/78
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Teses de Doutoramento
FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
domingos_2003.pdf2,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.