Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/78| Título: | Compreensão de conceitos matemáticos avançados: a matemática no início do superior |
| Autor: | Domingos, António Manuel Dias |
| Orientador: | Matos, José Manuel Leonardo de |
| Palavras-chave: | Educação matemática Ensino da análise Pensamento matemático avançado Aprendizagem da matemática Experiência de ensino |
| Data de Defesa: | 2003 |
| Editora: | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
| Resumo: | Esta investigação pretende caracterizar a compreensão dos conceitos matemáticos avançados ensinados no início do ensino superior, relacionados com os tópicos das sucessões, funções e cálculo diferencial. O estudo realizou-se com alunos do 1º ano de licenciaturas em Ensino das Ciências, Engenharia Electrotécnica e Matemática na primeira disciplina de Análise dos cursos, tendo os seguintes objectivos: integrar o contributo de várias teorias sobre a construção dos conceitos matemáticos, caracterizar a complexidade dos conceitos imagem que os alunos têm dos conceitos matemáticos ensinados e caracterizar desempenhos escolares típicos de alguns alunos. A metodologia de investigação usada é de natureza qualitativa, integrando uma componente de experiência de ensino e visando a compreensão dos principais conceitos imagem manifestados pelos alunos. |
| Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação: especialidade de Teoria Curricular e Ensino das Ciências |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/78 |
| Aparece nas colecções: | FCT: UIED - Teses de Doutoramento FCT: DCSA - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| domingos_2003.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











