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http://hdl.handle.net/10362/7452
Título: | Educação estética |
Autor: | Frois, João Pedro |
Data: | 2012 |
Editora: | Fundação Eugénio de Almeida |
Relatório da Série N.º: | 7; |
Resumo: | Nas décadas seguintes o seu texto serviu de manifesto para reformas educacionais em vários lugares. O valor desse interesse consistia na convicção de que a industrialização e transformações sociais imediatas tinham provocado a alienação dos indivíduos. A recuperação da dimensão estética para a educação surgia também em reacção ao triunfo da racionalidade técnica, justificando, por si só, o surgimento de um modelo de educação aberto ao desenvolvimento da espontaneidade e à livre expressão criativa dos indivíduos. «A arte», segundo ele, «deveria ser a base da educação», considerando a experiência proporcionada pela criação e a fruição artísticas como possibilidade, meio para a acção na educação e desenvolvimento da singularidade dos indivíduos. Quase sete décadas após a publicação do livro de Herbert Read, sentimos um desconforto abrangente, um desequilíbrio e uma dúvida perseverante que nos impulsiona a pensar novamente no valor das artes para a educação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/7452 |
ISSN: | 1646-4125 |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
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