Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/7452
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Frois, João Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-16T15:28:02Z | - |
dc.date.available | 2012-07-16T15:28:02Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.issn | 1646-4125 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/7452 | - |
dc.description.abstract | Nas décadas seguintes o seu texto serviu de manifesto para reformas educacionais em vários lugares. O valor desse interesse consistia na convicção de que a industrialização e transformações sociais imediatas tinham provocado a alienação dos indivíduos. A recuperação da dimensão estética para a educação surgia também em reacção ao triunfo da racionalidade técnica, justificando, por si só, o surgimento de um modelo de educação aberto ao desenvolvimento da espontaneidade e à livre expressão criativa dos indivíduos. «A arte», segundo ele, «deveria ser a base da educação», considerando a experiência proporcionada pela criação e a fruição artísticas como possibilidade, meio para a acção na educação e desenvolvimento da singularidade dos indivíduos. Quase sete décadas após a publicação do livro de Herbert Read, sentimos um desconforto abrangente, um desequilíbrio e uma dúvida perseverante que nos impulsiona a pensar novamente no valor das artes para a educação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Fundação Eugénio de Almeida | por |
dc.relation.ispartofseries | 7; | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Educação estética | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 62 | por |
degois.publication.lastPage | 65 | por |
degois.publication.location | Évora | por |
degois.publication.title | Portefólio : revista da Fundação Eugénio de Almeida | por |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.