Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/7452
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrois, João Pedro-
dc.date.accessioned2012-07-16T15:28:02Z-
dc.date.available2012-07-16T15:28:02Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1646-4125-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/7452-
dc.description.abstractNas décadas seguintes o seu texto serviu de manifesto para reformas educacionais em vários lugares. O valor desse interesse consistia na convicção de que a industrialização e transformações sociais imediatas tinham provocado a alienação dos indivíduos. A recuperação da dimensão estética para a educação surgia também em reacção ao triunfo da racionalidade técnica, justificando, por si só, o surgimento de um modelo de educação aberto ao desenvolvimento da espontaneidade e à livre expressão criativa dos indivíduos. «A arte», segundo ele, «deveria ser a base da educação», considerando a experiência proporcionada pela criação e a fruição artísticas como possibilidade, meio para a acção na educação e desenvolvimento da singularidade dos indivíduos. Quase sete décadas após a publicação do livro de Herbert Read, sentimos um desconforto abrangente, um desequilíbrio e uma dúvida perseverante que nos impulsiona a pensar novamente no valor das artes para a educação.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFundação Eugénio de Almeidapor
dc.relation.ispartofseries7;-
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleEducação estéticapor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage62por
degois.publication.lastPage65por
degois.publication.locationÉvorapor
degois.publication.titlePortefólio : revista da Fundação Eugénio de Almeidapor
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
jpfrois314,8 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.