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http://hdl.handle.net/10362/61145
Título: | Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade |
Autor: | Jorge, Noémia de Oliveira Gonçalves, Matilde |
Palavras-chave: | texto expositivo introdução conclusão construção de sentido |
Data: | 2018 |
Resumo: | Nesta comunicação focar-nos-emos na análise de textos de carácter expositivo subordinados ao tema países, produzidos por alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de textos que cruzam duas áreas disciplinares – o Português e o Estudo do Meio – e que implicam a articulação entre a Leitura (pesquisa, seleção e tratamento de informação com vista à construção de conhecimento) e a Escrita (produção de texto expositivo). A análise incidirá na introdução e a conclusão dos textos e terá três objetivos: 1) identificar regularidades temáticas, estruturais e linguísticas; 2) analisar as relações estabelecidas entre a introdução e conclusão; 3) analisar as relações existentes entre o texto e o respetivo enunciado instrucional. Trata-se de um estudo exploratório, que tem como objeto de análise um corpus constituído por dezoito trabalhos produzidos por alunos de uma escola da grande Lisboa. De cunho predominantemente qualitativo e interpretativo e seguindo uma abordagem descendente (do global para o local), a análise segue o modelo de arquitetura textual proposto em Bronckart ([1997]1999) e releva a noção de plano de texto (Adam, 1999, 2008; Bronckart 1997, Gonçalves 2011). Os resultados permitirão concluir, entre outros aspetos, que: I) as introduções apresentam regularidades a nível temático (identificação/justificação do país selecionado), estrutural (estrutura bipartida ou tripartida) e enunciativa (implicação no discurso); as conclusões tendem a apresentar estrutura e conteúdo temático variáveis, apresentando, porém, semelhanças a nível enunciativo (momento privilegiado de implicação no discurso); II) entre a introdução e a conclusão, não são estabelecidas relações intertextuais (de ordem temática/associativa); III) a produção da introdução e conclusão surge como uma obrigação (necessidade de resposta à instrução dada), não explorando as potencialidades destas secções na construção do sentido global do texto. |
Descrição: | UID/LIN/03213/2013 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/61145 |
Aparece nas colecções: | FCSH: CLUNL - Documentos de conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IX_Encontro_L_ngua_Portuguesa_nos_primeiros_anos_de_escolaridade_22_23.pdf | 58,05 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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