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dc.contributor.authorJorge, Noémia de Oliveira-
dc.contributor.authorGonçalves, Matilde-
dc.date.accessioned2019-02-20T23:15:04Z-
dc.date.available2019-02-20T23:15:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherPURE: 11611338-
dc.identifier.otherPURE UUID: 976d0feb-7c8e-401e-8839-10d2be2cc46a-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0003-0039-4401/work/69844372-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/61145-
dc.descriptionUID/LIN/03213/2013-
dc.description.abstractNesta comunicação focar-nos-emos na análise de textos de carácter expositivo subordinados ao tema países, produzidos por alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de textos que cruzam duas áreas disciplinares – o Português e o Estudo do Meio – e que implicam a articulação entre a Leitura (pesquisa, seleção e tratamento de informação com vista à construção de conhecimento) e a Escrita (produção de texto expositivo). A análise incidirá na introdução e a conclusão dos textos e terá três objetivos: 1) identificar regularidades temáticas, estruturais e linguísticas; 2) analisar as relações estabelecidas entre a introdução e conclusão; 3) analisar as relações existentes entre o texto e o respetivo enunciado instrucional. Trata-se de um estudo exploratório, que tem como objeto de análise um corpus constituído por dezoito trabalhos produzidos por alunos de uma escola da grande Lisboa. De cunho predominantemente qualitativo e interpretativo e seguindo uma abordagem descendente (do global para o local), a análise segue o modelo de arquitetura textual proposto em Bronckart ([1997]1999) e releva a noção de plano de texto (Adam, 1999, 2008; Bronckart 1997, Gonçalves 2011). Os resultados permitirão concluir, entre outros aspetos, que: I) as introduções apresentam regularidades a nível temático (identificação/justificação do país selecionado), estrutural (estrutura bipartida ou tripartida) e enunciativa (implicação no discurso); as conclusões tendem a apresentar estrutura e conteúdo temático variáveis, apresentando, porém, semelhanças a nível enunciativo (momento privilegiado de implicação no discurso); II) entre a introdução e a conclusão, não são estabelecidas relações intertextuais (de ordem temática/associativa); III) a produção da introdução e conclusão surge como uma obrigação (necessidade de resposta à instrução dada), não explorando as potencialidades destas secções na construção do sentido global do texto.en
dc.format.extent2-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FLIN%2F03213%2F2013/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjecttexto expositivo-
dc.subjectintrodução-
dc.subjectconclusão-
dc.subjectconstrução de sentido-
dc.titleIntroduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.firstPage22-
degois.publication.lastPage23-
degois.publication.titleIX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas / III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar / ​IV Jornadas Internacionais de Alfabetização-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.contributor.institutionCentro de Linguística da UNL (CLUNL)-
Appears in Collections:FCSH: CLUNL - Documentos de conferências nacionais

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