Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10362/61145
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jorge, Noémia de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Matilde | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-20T23:15:04Z | - |
dc.date.available | 2019-02-20T23:15:04Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | PURE: 11611338 | - |
dc.identifier.other | PURE UUID: 976d0feb-7c8e-401e-8839-10d2be2cc46a | - |
dc.identifier.other | ORCID: /0000-0003-0039-4401/work/69844372 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/61145 | - |
dc.description | UID/LIN/03213/2013 | - |
dc.description.abstract | Nesta comunicação focar-nos-emos na análise de textos de carácter expositivo subordinados ao tema países, produzidos por alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de textos que cruzam duas áreas disciplinares – o Português e o Estudo do Meio – e que implicam a articulação entre a Leitura (pesquisa, seleção e tratamento de informação com vista à construção de conhecimento) e a Escrita (produção de texto expositivo). A análise incidirá na introdução e a conclusão dos textos e terá três objetivos: 1) identificar regularidades temáticas, estruturais e linguísticas; 2) analisar as relações estabelecidas entre a introdução e conclusão; 3) analisar as relações existentes entre o texto e o respetivo enunciado instrucional. Trata-se de um estudo exploratório, que tem como objeto de análise um corpus constituído por dezoito trabalhos produzidos por alunos de uma escola da grande Lisboa. De cunho predominantemente qualitativo e interpretativo e seguindo uma abordagem descendente (do global para o local), a análise segue o modelo de arquitetura textual proposto em Bronckart ([1997]1999) e releva a noção de plano de texto (Adam, 1999, 2008; Bronckart 1997, Gonçalves 2011). Os resultados permitirão concluir, entre outros aspetos, que: I) as introduções apresentam regularidades a nível temático (identificação/justificação do país selecionado), estrutural (estrutura bipartida ou tripartida) e enunciativa (implicação no discurso); as conclusões tendem a apresentar estrutura e conteúdo temático variáveis, apresentando, porém, semelhanças a nível enunciativo (momento privilegiado de implicação no discurso); II) entre a introdução e a conclusão, não são estabelecidas relações intertextuais (de ordem temática/associativa); III) a produção da introdução e conclusão surge como uma obrigação (necessidade de resposta à instrução dada), não explorando as potencialidades destas secções na construção do sentido global do texto. | en |
dc.format.extent | 2 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FLIN%2F03213%2F2013/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | texto expositivo | - |
dc.subject | introdução | - |
dc.subject | conclusão | - |
dc.subject | construção de sentido | - |
dc.title | Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade | - |
dc.type | conferenceObject | - |
degois.publication.firstPage | 22 | - |
degois.publication.lastPage | 23 | - |
degois.publication.title | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas / III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar / IV Jornadas Internacionais de Alfabetização | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.description.version | publishersversion | - |
dc.description.version | published | - |
dc.contributor.institution | Centro de Linguística da UNL (CLUNL) | - |
Appears in Collections: | FCSH: CLUNL - Documentos de conferências nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IX_Encontro_L_ngua_Portuguesa_nos_primeiros_anos_de_escolaridade_22_23.pdf | 58,05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.