Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/56324
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalma, Luís-
dc.contributor.advisorDuarte-Ramos, Hermínio-
dc.contributor.authorAntunes, Rui Manuel Carvalho dos Santos de Azevedo-
dc.date.accessioned2019-01-03T11:58:50Z-
dc.date.available2019-01-03T11:58:50Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/56324-
dc.description.abstractO projeto de sistemas humano-máquina ainda se encontra focado nos aspetos ergonómicos da operação, negligenciando outros fatores, igualmente importantes, tais como a forma e o modo como o operador humano aprende e utiliza a máquina. Uma das principais razões que leva a esta situação atual tem a ver com o facto de, normalmente, as condições associadas à máquina não poderem ser alteradas tendo em conta o desempenho ou a destreza do seu operador, requerendo-se assim um esforço adicional em tempo de operação e treino. Além do mais, é necessário salientar que, em qualquer tarefa manual, sob um dispositivo mecatrónico, o operador fará sempre parte integrante do sistema de controlo em anel fechado, pelo que o fator humano deverá ser tido em conta. O trabalho descrito nesta dissertação aborda o estudo e o desenvolvimento de novas metodologias e técnicas para a melhoria do desempenho do operador em dispositivos humano-máquina, explorando diversos conceitos teóricos e estratégias, designadamente a modelagem e a identificação dos sistemas humano-máquina, o controlo humano-máquina e a otimização, a transferência de aprendizagem/conhecimento, a assistência ao operador e a análise do desempenho. Confirma-se a eficiência e aplicabilidade desses métodos, sendo expostas as suas potencialidades. As técnicas apresentadas nesta dissertação são validadas experimentalmente com dados provenientes dos diversos sistemas de interface utilizados. Atualmente, as implicações para o desenvolvimento e utilização de sistemas automáticos de adaptação humano-máquina são promissoras, já que conduzem à melhoria do desempenho, da usabilidade e da segurança. Exemplos para tais aplicações podem ser encontrados em diversas áreas, desde a tecnologia assistiva, a medicina, a teleoperação, o entretenimento, a produção industrial, a indústria automóvel e a aviação, entre outras.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEEA%2F00066%2F2013/PT-
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectControlo humano-máquinapt_PT
dc.subjectTransferência de aprendizagem/conhecimentopt_PT
dc.subjectAnálise de desempenhopt_PT
dc.subjectInterfaces humano-máquinapt_PT
dc.subjectDispositivos eletrónicos de assistênciapt_PT
dc.subjectTecnologia assistivapt_PT
dc.titleControlo em Sistemas de Interação Humano-Máquinapt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadorespt_PT
dc.identifier.tid101272308-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
Aparece nas colecções:FCT: DEE - Teses de Doutoramento

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