Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/5256
Título: Recompondo a cultura da matemática escolar: a intervenção da folha informativa dos professores do 1º Grupo (E.T.P.)
Autor: Matos, José Jr
Novaes, Barbara Jr
Gabriel, Luís
Palavras-chave: Cultura escolar
Desenvolvimento curricular
Matemática moderna
Ensino
Data: Set-2009
Editora: Associação de Professores de Matemática
Citação: J. M., Novaes, B. W. D., & Gabriel, L. M. C. (2009). Recompondo a cultura da matemática escolar: a intervenção da Folha Informativa dos Professores do 1º Grupo (E.T.P.). In J. A. Fernandes, M. H. Martinho & F. Viseu (Eds.), XX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 228-238). Viana do Castelo: Associação de Professores de Matemática.
Resumo: Em Janeiro de 1967 começa a ser publicada a Folha Informativa dos Professores do 1º Grupo (E.T.P.) que é a primeira publicação periódica portuguesa consagrada exclusivamente à educação matemática. A Folha destinava-se aos professores do 1º grupo disciplinar que nas escolas técnicas agrupava a maior parte dos professores responsáveis pela leccionação das disciplinas relacionadas com a matemática. Este jornal permite-nos observar os modos como esta se processou, desde o seu nascimento até à sua generalização, particularmente a recomposição da cultura da matemática escolar nas escolas técnicas do final dos anos 60 princípios dos 70 motivada pela introdução da Matemática Moderna e que, neste texto será teoricamente suportada pelas perspectivas de André Chervel e de Dominique Julia.
Descrição: XX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 228-238). Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/10362/5256
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Documentos de conferências nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Matos_2009.pdf138,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.