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http://hdl.handle.net/10362/392| Título: | Autoformação e participação no meio sócio-profissional: abordagem biográfica de dois agricultores do movimento das escolas famílias agrícolas |
| Autor: | Burghgrave, Thierry |
| Orientador: | Pineau, Gaston |
| Data de Defesa: | 2003 |
| Editora: | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation |
| Resumo: | A presente pesquisa situa-se na problemática da formação de adultos, com enfoque particular para a autoformação, e da participação destes no meio sócio-profissional rural, na ótica do desenvolvimento sustentável, a partir de experiências vivenciadas no movimento das Escolas Famílias Agrícolas – EFAs – no Brasil. Nesse contexto, o estudo procurou aprofundar o conceito de autoformação, como processo de apropriação do poder da formação, através de experiências que enriquecem a relação ao saber do indivíduo. A autoformação diferencia-se da heteroformação, sem no entanto excluí-la, numa relação dialética com a co-ecoformação, inspirando-se nos três mestres fundamentais em educação, citados por Rousseau, ou seja, a própria pessoa, os outros e as coisas. Atrelada à autoformação e fertilizada por uma pedagogia específica, a participação social, na conquista da cidadania, torna o associativismo, que emana da luta do povo, um fator de mudança cultural, económica e política, numa visão de ecodesenvolvimento. |
| Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/392 |
| Aparece nas colecções: | FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| burghgrave_2003.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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