Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/392Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Pineau, Gaston | - |
| dc.contributor.author | Burghgrave, Thierry | - |
| dc.date.accessioned | 2006-07-25T13:59:23Z | - |
| dc.date.available | 2006-07-25T13:59:23Z | - |
| dc.date.issued | 2003 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/392 | - |
| dc.description | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours | en |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa situa-se na problemática da formação de adultos, com enfoque particular para a autoformação, e da participação destes no meio sócio-profissional rural, na ótica do desenvolvimento sustentável, a partir de experiências vivenciadas no movimento das Escolas Famílias Agrícolas – EFAs – no Brasil. Nesse contexto, o estudo procurou aprofundar o conceito de autoformação, como processo de apropriação do poder da formação, através de experiências que enriquecem a relação ao saber do indivíduo. A autoformação diferencia-se da heteroformação, sem no entanto excluí-la, numa relação dialética com a co-ecoformação, inspirando-se nos três mestres fundamentais em educação, citados por Rousseau, ou seja, a própria pessoa, os outros e as coisas. Atrelada à autoformação e fertilizada por uma pedagogia específica, a participação social, na conquista da cidadania, torna o associativismo, que emana da luta do povo, um fator de mudança cultural, económica e política, numa visão de ecodesenvolvimento. | en |
| dc.format.extent | 1064215 bytes | - |
| dc.format.mimetype | application/pdf | - |
| dc.language.iso | por | en |
| dc.publisher | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation | en |
| dc.rights | openAccess | en |
| dc.title | Autoformação e participação no meio sócio-profissional: abordagem biográfica de dois agricultores do movimento das escolas famílias agrícolas | en |
| dc.type | masterThesis | en |
| Aparece nas colecções: | FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| burghgrave_2003.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











