Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/325
Title: Educação em arte - concepções e práticas: um estudo sobre o acto educativo de professores do 2º ciclo do ensino básico
Author: Rocha, Maria Margarida da Silva
Advisor: Telmo, Isabel Cottinelli
Defense Date: 2001
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Este estudo insere-se no domínio da Educação em Arte e incide sobre as concepções e práticas dos professores da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, do 2º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se investigar as concepções de Educação em Arte de professores habilitados para a docência, com um curso de formação inicial idêntico. A investigação foi orientada pelas seguintes questões gerais: (i) que concepções de Educação em Arte são veiculadas pelos professores da disciplina de Educação Visual e Tecnológica no âmbito do processo de ensino/aprendizagem? (ii) que práticas privilegiam no contexto da sala de aula? (iii) que relações existem entre as práticas implementadas pelos professores e as suas concepções de Educação em Arte? No estudo empírico foi realizado um estudo de casos múltiplos, com a participação de três pares pedagógicos de professores, em que foram investigadas as concepções manifestadas e as práticas dos professores. Os resultados encontrados indicam que os professores manifestam concepções de carácter formalista, valorizando o desenvolvimento da percepção através da análise de elementos e princípios de design e que as actividades envolvem aprendizagens relacionadas com técnicas e materiais associados a produção de objectos de expressão plástica e com conceitos de design.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/325
Appears in Collections:FCT: UIED - Teses de Doutoramento
FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rocha_2001.pdf6,59 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.