Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/32313
Título: Análise longitudinal de tabuleiros em caixão mistos aço-betão: comparação entre as formulações clássicas e a Teoria Generalizada de Vigas
Autor: Vieira, Luís
Oliveira Pedro, José
Gonçalves, Rodrigo
Data: Nov-2017
Editora: Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista
Citação: Vieira, L., Pedro, J., Gonçalves, R., “Análise longitudinal de tabuleiros em caixão mistos aço-betão: comparação entre as formulações clássicas e a Teoria Generalizada de Vigas”, Atas do XI Congresso de Construção Metálica e Mista (Coimbra, 23-24 de novembro), L. Simões da Silva, P. Vila Real, P. Piloto e J. Martins (Eds.), pp. 475–484, 2017.
Resumo: Descrevem-se e comparam-se dois métodos de análise longitudinal de tabuleiros de pontes em caixão mistos aço-betão que permitem identificar as contribuições dos principais modos de deformação: flexão, torção, distorção e shear lag. O primeiro método engloba as teorias clássicas de barras à flexão e à torção com empenamento, a analogia de viga em fundação elástica para análise da distorção e uma metodologia semi-empírica para consideração do shear lag. O segundo método baseia-se na Teoria Generalizada de Vigas. São estabelecidas comparações ao nível das formulações e dos resultados obtidos para dois casos de estudo. Avalia-se a importância dos diafragmas de vão e os efeitos das configurações das sobrecargas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/32313
Aparece nas colecções:FCT: DEC - Documentos de conferências nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
XICMM_PT_LVieira.pdf1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.