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http://hdl.handle.net/10362/313| Título: | A decisão política em educação. O partenariado socio educativo como modelo decisional: o caso das escolas profissionais |
| Autor: | Marques, Margarida |
| Orientador: | Ambrósio, Teresa |
| Data de Defesa: | 1992 |
| Editora: | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
| Resumo: | A democratização da sociedade portuguesa conduziu, no campo da intervenção política, à emergência da responsabilização de novos actores e à institucionalização de espaços de diálogo e negociação organizados na base do tripartismo. o caso do Conselho Permanente de Concertação Social - hoje Conselho Económico e Social - para as políticas económicas e sociais, mas é igualmente o caso de órgãos como o Conselho Nacional de Educação para as políticas educativas ou da Comissão Nacional de Aprendizagem, que coordena o subsistema de Aprendizagem, ou, ainda, do Conselho Consultivo Nacional para a Educação Tecnológica, Artística e Profissional para os subsistemas de ensino tecnológico, artistico e profissional, ao nível não superior . Assiste-se, assim, a uma procura de participação de diferentes actores na definição de políticas sectoriais. No campo da Educação, esta procura de participaç3o poderdá ser facilitadora de uma cooperação mais visível entre o sistema educativo e o sistema económico e social abrindo caminho a novos modelos decisionais. Desenvolve-se simultâneamente um novo conceito de Educação/Formação Profissional: novos perfis, novas competências requeridas para novas funções, dão origem a novos modelos de organização e de concepção das formações, de projectos educativos também económica e socialmente mais participados e descentralizados. É neste contexto que emerge o partenariado socio educativo como parceria de parceiros sociais com fins educativos ao qual as Escolas Profissionais dão expressão: emerge das relações sistémicas sistema educativo/sistema económico e social e estrutura-as. O nosso projecto de investigação insere-se na problemática da decisão política na educação. Através dele tentaremos compreender os processos de participação dos actores na decisao política na educação, no contexto do ensino tecnológico e profissional e no campo das relações entre o sistema educativo e o sistema económico. |
| Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/313 |
| Aparece nas colecções: | FCT: UIED - Dissertações de Mestrado FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| marques_1992.pdf | 5,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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