Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/307Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Grácio, Sérgio | - |
| dc.contributor.author | Curado, Ana Paula dos Reis | - |
| dc.date.accessioned | 2006-04-19T12:15:29Z | - |
| dc.date.available | 2006-04-19T12:15:29Z | - |
| dc.date.issued | 1992 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/307 | - |
| dc.description | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento | en |
| dc.description.abstract | Começamos por uma abordagem teórica do conceito de identidade e da sua construção ao longo da vida e do trabalho, debruçando-nos seguidamente sobre a especificidade do problema da construção da identidade profissional dos professores. Nesse contexto, procedemos a uma revisão da literatura sobre as etapas da carreira dos professores e discutimos o problema do mal estar docente e os conceitos de desenvolvimento profissional de profissionalismo aplicados à docência. A fundamentaçao da opção metodológica utilizada baseou-se na corrente epistemológica que, nas ciências sociais e humanas, defende a articulaçao dialéctica entre a abordagem nomotética e a abordagem hermenêutica. Recorremos à sondagem como forma de identificação de tendências relativamente a maneira de estar na profissão de 247 professores de Português, Matemática e Economia do Ensino Secundário. No entanto, para ultrapassarmos o facto de as regularidades estatísticas tenderem a permanecer obscuras se não tivermos compreendido as acções individuais que as provocam, utilizámos a abordagem biográfica como forma intensiva de estudo da construção da identidade profissional e dos elementos objectivos e subjectivos que nela intervêm, tendo recolhido 8 relatos autobiográficos escritos de professores dos grupos disciplinares em estudo. | en |
| dc.format.extent | 11924366 bytes | - |
| dc.format.mimetype | application/pdf | - |
| dc.language.iso | por | en |
| dc.publisher | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia | en |
| dc.rights | openAccess | en |
| dc.title | A construção da identidade profissional dos professores do ensino secundário: um estudo centrado em professores de Português, Matemática e Economia | en |
| dc.type | masterThesis | en |
| Aparece nas colecções: | FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado FCT: UIED - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| curado_1992.pdf | 11,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











