Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/307
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGrácio, Sérgio-
dc.contributor.authorCurado, Ana Paula dos Reis-
dc.date.accessioned2006-04-19T12:15:29Z-
dc.date.available2006-04-19T12:15:29Z-
dc.date.issued1992-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/307-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimentoen
dc.description.abstractComeçamos por uma abordagem teórica do conceito de identidade e da sua construção ao longo da vida e do trabalho, debruçando-nos seguidamente sobre a especificidade do problema da construção da identidade profissional dos professores. Nesse contexto, procedemos a uma revisão da literatura sobre as etapas da carreira dos professores e discutimos o problema do mal estar docente e os conceitos de desenvolvimento profissional de profissionalismo aplicados à docência. A fundamentaçao da opção metodológica utilizada baseou-se na corrente epistemológica que, nas ciências sociais e humanas, defende a articulaçao dialéctica entre a abordagem nomotética e a abordagem hermenêutica. Recorremos à sondagem como forma de identificação de tendências relativamente a maneira de estar na profissão de 247 professores de Português, Matemática e Economia do Ensino Secundário. No entanto, para ultrapassarmos o facto de as regularidades estatísticas tenderem a permanecer obscuras se não tivermos compreendido as acções individuais que as provocam, utilizámos a abordagem biográfica como forma intensiva de estudo da construção da identidade profissional e dos elementos objectivos e subjectivos que nela intervêm, tendo recolhido 8 relatos autobiográficos escritos de professores dos grupos disciplinares em estudo.en
dc.format.extent11924366 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologiaen
dc.rightsopenAccessen
dc.titleA construção da identidade profissional dos professores do ensino secundário: um estudo centrado em professores de Português, Matemática e Economiaen
dc.typemasterThesisen
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
curado_1992.pdf11,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.