Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/303
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmbrósio, Teresa-
dc.contributor.advisorMatos, José Manuel Leonardo de-
dc.contributor.authorAzevedo, António Filipe Rodrigues-
dc.date.accessioned2006-04-19T09:38:27Z-
dc.date.available2006-04-19T09:38:27Z-
dc.date.issued1993-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/303-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimentoen
dc.description.abstractEste estudo investigou as concepções de professores acerca da Matemática e da utilização de computadores, procurando destacar e discutir eventuais relações entre essas concepções e as práticas lectivas. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, entrevistando oito professores de Matemática e acompanhando-os num programa de formação, no âmbito do qual se observaram reuniões e aulas onde foram utilizados os computadores. Os resultados do estudo sugerem que os computadores são encarados como um instrumento a ser integrado na sala de aula, motivadores para os estudantes, proporcionando-lhes uma aprendizagem mais autónoma, embora subsistam algumas preocupações relativas ao papel do professor. As aulas com computadores resultaram de um trabalho conjunto de um grupo de professores, sendo encaradas como mais trabalhosas do que as outras, sendo a Geometria o tópico de Matemática referido como o mais adequado para utilizar o computador na sala de aula. Por outro lado, a Matemática foi encarada de forma diferenciada. Surgiram, ainda, evidências de que as práticas desses professores reflectiam as suas ideias, preocupações ou concepções acerca da utilização de computadores na sala de aula.en
dc.format.extent8316608 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologiaen
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectProfessoresen
dc.subjectMatemáticaen
dc.subjectEnsino da Matemáticaen
dc.subjectComputadoren
dc.subjectConcepçõesen
dc.subjectPráticasen
dc.titleO computador no ensino da Matemática: uma contribuição para o estudo das concepções e práticas dos professoresen
dc.typemasterThesisen
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
azevedo_1993.pdf8,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.