Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/30389
Título: Texto e gramática na mídia publicitária
Autor: Leal, Audria Albuquerque
Teixeira, Carla
Palavras-chave: Avaliação
Texto multimodal
prática profissional
boas práticas linguístico-textuais
Ensino
Data: 2015
Resumo: Este trabalho apresentará uma proposta de avaliação de práticas linguístico-textuais em contextos profissionais da atividade publicitária. De facto, presentemente, verifica-se um certo descuido com a Língua que vai do mau uso linguístico em textos em circulação à falta de conscientização da importância da Língua do falante. Este trabalho proporá instrumentos avaliativos com a intenção de sensibilizar para o papel da Língua, relacionando a prática profissional com a produção do texto multimodal, com vistas ao ensino de boas práticas linguístico-textuais. Assumiremos que os textos são multimodais, porque convocam não só produções verbais orais ou escritas, mas, também, outras unidades semióticas. Assim, a nossa proposta terá em consideração estas duas dimensões – verbal e não verbal – e apresentará instrumentos de avaliação que conjuguem o uso de textos multimodais à prática destes textos no contexto profissional. Para atingir esse objetivo, temos por base epistémica dois quadros teórico-metodológicos: o interaccionismo sóciodiscursivo (ISD), proposto por Bronckart (2008, 1999); e o da semiótica social, proposto por kress & Van Leeuwen (2006). Face ao exposto, esta apresentação será dividida em três partes: primeiro, centrar-nosemos na apresentação dos quadros do ISD e da semiótica social, procurando efetuar uma inter-relação entre eles (Leal, 2011); segundo, mostraremos os principais elementos relevantes para a prática de produção de textos publicitários, propondo categorias de análise específicas do texto multimodal; em terceiro, exemplificaremos a avaliação dos textos multimodais, verificando de que forma a organização linguístico-textual é relevante para a ação destes textos nas atividades sociais e para o ensino de língua portuguesa.
Descrição: UID/LIN/03213/2013 SFRH/BPD/111234/2015
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/30389
Aparece nas colecções:FCSH: CLUNL - Documentos de conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Texto_e_gram_tica_na_m_dia_publicit_ria.pdf179,98 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.