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dc.contributor.authorLeal, Audria Albuquerque-
dc.contributor.authorTeixeira, Carla-
dc.date.accessioned2018-02-12T23:18:29Z-
dc.date.available2018-02-12T23:18:29Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.otherPURE: 3309772-
dc.identifier.otherPURE UUID: d9503e36-0dd4-47e8-9316-61775f073b76-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0002-8721-812X/work/127874132-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/30389-
dc.descriptionUID/LIN/03213/2013 SFRH/BPD/111234/2015-
dc.description.abstractEste trabalho apresentará uma proposta de avaliação de práticas linguístico-textuais em contextos profissionais da atividade publicitária. De facto, presentemente, verifica-se um certo descuido com a Língua que vai do mau uso linguístico em textos em circulação à falta de conscientização da importância da Língua do falante. Este trabalho proporá instrumentos avaliativos com a intenção de sensibilizar para o papel da Língua, relacionando a prática profissional com a produção do texto multimodal, com vistas ao ensino de boas práticas linguístico-textuais. Assumiremos que os textos são multimodais, porque convocam não só produções verbais orais ou escritas, mas, também, outras unidades semióticas. Assim, a nossa proposta terá em consideração estas duas dimensões – verbal e não verbal – e apresentará instrumentos de avaliação que conjuguem o uso de textos multimodais à prática destes textos no contexto profissional. Para atingir esse objetivo, temos por base epistémica dois quadros teórico-metodológicos: o interaccionismo sóciodiscursivo (ISD), proposto por Bronckart (2008, 1999); e o da semiótica social, proposto por kress & Van Leeuwen (2006). Face ao exposto, esta apresentação será dividida em três partes: primeiro, centrar-nosemos na apresentação dos quadros do ISD e da semiótica social, procurando efetuar uma inter-relação entre eles (Leal, 2011); segundo, mostraremos os principais elementos relevantes para a prática de produção de textos publicitários, propondo categorias de análise específicas do texto multimodal; em terceiro, exemplificaremos a avaliação dos textos multimodais, verificando de que forma a organização linguístico-textual é relevante para a ação destes textos nas atividades sociais e para o ensino de língua portuguesa.en
dc.format.extent1-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FLIN%2F03213%2F2013/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAvaliação-
dc.subjectTexto multimodal-
dc.subjectprática profissional-
dc.subjectboas práticas linguístico-textuais-
dc.subjectEnsino-
dc.titleTexto e gramática na mídia publicitária-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.firstPage166-
degois.publication.lastPage167-
degois.publication.title4.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleavaliação de práticas linguístico-textuais-
dc.contributor.institutionCentro de Linguística da UNL (CLUNL)-
Aparece nas colecções:FCSH: CLUNL - Documentos de conferências internacionais

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