Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/2656
Title: A aprendizagem de conceitos estatísticos numa amostra de alunos do ensino secundário - análise univariada e multivariada
Author: Vaz, Ana Catarina Afonso Bernardo
Advisor: Mendes, Jorge Morais
Keywords: Análise de correspondências
Análise de correspondências múltiplas
Estatística
Educação
Ensino da matemática
Correspondence analyses
Multiple correspondence analyses
Statistics
Education
Learning
Defense Date: 26-Mar-2008
Series/Report no.: Mestrado em Estatística e Gestão de Informação;TEGI0211
Abstract: A leccionação da unidade programática relativa à Estatística ocorre no ensino português desde a década 60 do século XX. Porém, apenas nos anos noventa os conceitos relativos à unidade foram explicitados nos currículos do 2º e 3º ciclos da educação básica (Abrantes, Serrazina e Oliveira, 1999). O crescente impacto na vida quotidiana obrigou a que as unidades temáticas Estatística e Probabilidades fossem integrados no currículo escolar. A importância que se atribui a ambas deve-se à interligação de saberes matemáticos escolares e á matemática utilizada no dia a dia, para além de encorajarem o exercício de uma cidadania crítica e participativa. A abordagem didáctica da Estatística conduz, assim, ao fomento de: desenvolvimento de capacidades de comunicação, autonomia e solidariedade; espírito crítico e rigor na análise das problemáticas; a confiança nos raciocínios dos parceiros; a abordagem deve compreender a iniciativa, o interesse e cuidado, para, posteriormente tomar decisões. (...)
Description: Trabalho de projecto apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10362/2656
Appears in Collections:NIMS - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação (Statistics and Information Management)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEGI0211.pdf1,48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.