Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10362/2656| Title: | A aprendizagem de conceitos estatísticos numa amostra de alunos do ensino secundário - análise univariada e multivariada |
| Author: | Vaz, Ana Catarina Afonso Bernardo |
| Advisor: | Mendes, Jorge Morais |
| Keywords: | Análise de correspondências Análise de correspondências múltiplas Estatística Educação Ensino da matemática Correspondence analyses Multiple correspondence analyses Statistics Education Learning |
| Defense Date: | 26-Mar-2008 |
| Series/Report no.: | Mestrado em Estatística e Gestão de Informação;TEGI0211 |
| Abstract: | A leccionação da unidade programática relativa à Estatística ocorre no ensino português desde a década 60 do século XX. Porém, apenas nos anos noventa os conceitos relativos à unidade foram explicitados nos currículos do 2º e 3º ciclos da educação básica (Abrantes, Serrazina e Oliveira, 1999). O crescente impacto na vida quotidiana obrigou a que as unidades temáticas Estatística e Probabilidades fossem integrados no currículo escolar. A importância que se atribui a ambas deve-se à interligação de saberes matemáticos escolares e á matemática utilizada no dia a dia, para além de encorajarem o exercício de uma cidadania crítica e participativa. A abordagem didáctica da Estatística conduz, assim, ao fomento de: desenvolvimento de capacidades de comunicação, autonomia e solidariedade; espírito crítico e rigor na análise das problemáticas; a confiança nos raciocínios dos parceiros; a abordagem deve compreender a iniciativa, o interesse e cuidado, para, posteriormente tomar decisões. (...) |
| Description: | Trabalho de projecto apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/2656 |
| Appears in Collections: | NIMS - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação (Statistics and Information Management) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TEGI0211.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.











