Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/2656
Título: A aprendizagem de conceitos estatísticos numa amostra de alunos do ensino secundário - análise univariada e multivariada
Autor: Vaz, Ana Catarina Afonso Bernardo
Orientador: Mendes, Jorge Morais
Palavras-chave: Análise de correspondências
Análise de correspondências múltiplas
Estatística
Educação
Ensino da matemática
Correspondence analyses
Multiple correspondence analyses
Statistics
Education
Learning
Data de Defesa: 26-Mar-2008
Relatório da Série N.º: Mestrado em Estatística e Gestão de Informação;TEGI0211
Resumo: A leccionação da unidade programática relativa à Estatística ocorre no ensino português desde a década 60 do século XX. Porém, apenas nos anos noventa os conceitos relativos à unidade foram explicitados nos currículos do 2º e 3º ciclos da educação básica (Abrantes, Serrazina e Oliveira, 1999). O crescente impacto na vida quotidiana obrigou a que as unidades temáticas Estatística e Probabilidades fossem integrados no currículo escolar. A importância que se atribui a ambas deve-se à interligação de saberes matemáticos escolares e á matemática utilizada no dia a dia, para além de encorajarem o exercício de uma cidadania crítica e participativa. A abordagem didáctica da Estatística conduz, assim, ao fomento de: desenvolvimento de capacidades de comunicação, autonomia e solidariedade; espírito crítico e rigor na análise das problemáticas; a confiança nos raciocínios dos parceiros; a abordagem deve compreender a iniciativa, o interesse e cuidado, para, posteriormente tomar decisões. (...)
Descrição: Trabalho de projecto apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10362/2656
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TEGI0211.pdf1,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.