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http://hdl.handle.net/10362/20782| Título: | Reprovação escolar numa escola pública brasileira de ensino médio; estudo de caso |
| Autor: | Castro, Wania da Silva |
| Orientador: | Silva, Maria do Carmo Vieira da |
| Palavras-chave: | Reprovação escolar Escola pública Educação Fracasso escolar Education School failure |
| Data de Defesa: | 8-Mai-2017 |
| Resumo: | A presente pesquisa é o resultado de um estudo de caso, realizado numa escola
estadual de ensino médio em São Luís do Maranhão (Brasil). Tendo como foco a
reprovação escolar, analisam-se as causas dessa reprovação ocorridas num intervalo de
tempo predefinido. A investigação utilizou como sujeitos os alunos (através de dados
estatísticos) e os professores (através de entrevista) da referida escola. Detectou-se que a
reprovação escolar está relacionada a um somatório de vários fatores entrelaçados,
dentre os quais se destacam as desigualdades sociais que se encontram intrinsecamente
ligadas às desigualdades escolares.
Como procedimento metodológico, utilizou-se uma abordagem mista
correlacionada com o estudo de caso. Os resultados obtidos foram articulados com os
estudos e as contribuições dos especialistas na área de educação, ensino e
aprendizagem, tais como Pierre Bourdieu e Michael Young, entre outros. Dentre os
principais resultados, destacamos: o número de alunos que ficam reprovados é muito
elevado, especialmente no 1º ano do ensino médio, provavelmente fruto de uma
educação de má qualidade no ensino fundamental; as principais causas do desinteresse
dos alunos são, além das sucessivas reprovações, o distanciamento familiar da escola, o
currículo escolar que não atende aos interesses do aluno e metodologias inadequadas
que fazem com que o processo ensino-aprendizagem não seja significativo; a
reprovação pode afetar os alunos a nível socioemocional de modo a apresentarem baixa
auto-estima, além de comportamentos inadequados, sendo um possível fator de
perturbação e de indisciplina na sala de aula. Concluímos que há uma necessidade de
reestruturação do projeto político pedagógico pois o mesmo encontra-se defasado em
alguns aspectos, principalmente agora com a implementação do novo sistema escolar de
ensino pelo governo federal. The following research is the result of a case study, held at a state high school in São Luis, Maranhão (Brazil). Having graduation failure as focus, the causes of such failures during a set time period were analyzed. The investigation utilized as subjects the alumni (through statistic data) and the teachers (through interviews) of the given school. It was detected that school failure is related to a sum of interlaced factors, standing out among them were social inequalities that are intrinsically linked to school inequalities. For the methodological procedure, a mixed approached correlated to the case study was used. The results obtained were articulated with the studies and the contributions of specialists on the educational field, teaching and learning, such as Pierre Bourdieu and Michael Young, among others. Among the major results, we highlighted: the number of students that failed is very high, especially on the 1º year of high school, probably due to a low education quality on elementary school; the main causes of student disinterest are, besides successive failures, the family detachment from school, the school curriculum that doesn’t meet the needs of the students and inadequate methodologies that make the teaching-learning process not significant; failure can affect the students at a socioemotional level, causing them to develop low self-esteem, as well as inadequate behavior, which can be a possible factor of disturbance and indiscipline on the classroom. It was concluded that there’s a necessity of restructuring of the political pedagogical project, as it’s been found to be outdated in some aspects, especially now with the enforcement of the new school teaching system by the federal government. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/20782 |
| Designação: | Ciências da Educação |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DS - Dissertações de Mestrado |
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