Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/20782Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Silva, Maria do Carmo Vieira da | - |
| dc.contributor.author | Castro, Wania da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2017-05-26T09:47:08Z | - |
| dc.date.available | 2017-05-26T09:47:08Z | - |
| dc.date.issued | 2017-05-08 | - |
| dc.date.submitted | 2017-04-27 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/20782 | - |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa é o resultado de um estudo de caso, realizado numa escola estadual de ensino médio em São Luís do Maranhão (Brasil). Tendo como foco a reprovação escolar, analisam-se as causas dessa reprovação ocorridas num intervalo de tempo predefinido. A investigação utilizou como sujeitos os alunos (através de dados estatísticos) e os professores (através de entrevista) da referida escola. Detectou-se que a reprovação escolar está relacionada a um somatório de vários fatores entrelaçados, dentre os quais se destacam as desigualdades sociais que se encontram intrinsecamente ligadas às desigualdades escolares. Como procedimento metodológico, utilizou-se uma abordagem mista correlacionada com o estudo de caso. Os resultados obtidos foram articulados com os estudos e as contribuições dos especialistas na área de educação, ensino e aprendizagem, tais como Pierre Bourdieu e Michael Young, entre outros. Dentre os principais resultados, destacamos: o número de alunos que ficam reprovados é muito elevado, especialmente no 1º ano do ensino médio, provavelmente fruto de uma educação de má qualidade no ensino fundamental; as principais causas do desinteresse dos alunos são, além das sucessivas reprovações, o distanciamento familiar da escola, o currículo escolar que não atende aos interesses do aluno e metodologias inadequadas que fazem com que o processo ensino-aprendizagem não seja significativo; a reprovação pode afetar os alunos a nível socioemocional de modo a apresentarem baixa auto-estima, além de comportamentos inadequados, sendo um possível fator de perturbação e de indisciplina na sala de aula. Concluímos que há uma necessidade de reestruturação do projeto político pedagógico pois o mesmo encontra-se defasado em alguns aspectos, principalmente agora com a implementação do novo sistema escolar de ensino pelo governo federal. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The following research is the result of a case study, held at a state high school in São Luis, Maranhão (Brazil). Having graduation failure as focus, the causes of such failures during a set time period were analyzed. The investigation utilized as subjects the alumni (through statistic data) and the teachers (through interviews) of the given school. It was detected that school failure is related to a sum of interlaced factors, standing out among them were social inequalities that are intrinsically linked to school inequalities. For the methodological procedure, a mixed approached correlated to the case study was used. The results obtained were articulated with the studies and the contributions of specialists on the educational field, teaching and learning, such as Pierre Bourdieu and Michael Young, among others. Among the major results, we highlighted: the number of students that failed is very high, especially on the 1º year of high school, probably due to a low education quality on elementary school; the main causes of student disinterest are, besides successive failures, the family detachment from school, the school curriculum that doesn’t meet the needs of the students and inadequate methodologies that make the teaching-learning process not significant; failure can affect the students at a socioemotional level, causing them to develop low self-esteem, as well as inadequate behavior, which can be a possible factor of disturbance and indiscipline on the classroom. It was concluded that there’s a necessity of restructuring of the political pedagogical project, as it’s been found to be outdated in some aspects, especially now with the enforcement of the new school teaching system by the federal government. | pt_PT |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights | openAccess | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Reprovação escolar | pt_PT |
| dc.subject | Escola pública | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Fracasso escolar | pt_PT |
| dc.subject | Education | pt_PT |
| dc.subject | School failure | pt_PT |
| dc.title | Reprovação escolar numa escola pública brasileira de ensino médio; estudo de caso | pt_PT |
| dc.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201697734 | pt_PT |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DS - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO - VERSÃO CORRIGIDA E MELHORADA APÓS A SUA DEFESA.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











