Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/20422| Título: | Strategies for Combining e-Learning and Serious Games |
| Autor: | Vieira, Andreia |
| Orientador: | Correia, Carlos Freitas, João Correia de |
| Palavras-chave: | Jogos sérios E-Learning Aprendizagens digitais Estratégias Medalhas digitais de aprendizagem Serious games Digital learning Strategies Game-based learning Digital learning badges |
| Data de Defesa: | 25-Jan-2017 |
| Resumo: | Analisar as múltiplas valências dos sistemas de aprendizagem em e-learning constitui
um desafio. A educação e a comunicação estão em constante (r)evolução. Os fenómenos da
globalização afetam de forma direta e/ou indireta a maioria das áreas da atividade humana e os
sistemas de ensino aprendizagem não são exceção.
A relação entre a utilização de ferramentas e as estratégias digitais é um ponto fulcral
desta dissertação. Nesta dissertação doutoral teve como objeto a contextualização e
problematização das diferentes estratégias na utilização de game-based na aprendizagem e
estratégias de utilização do e-learning.
A utilização de jogos sérios no âmbito das aprendizagens digitais em Portugal não é
pratica comum no contexto educativo. Assim, esta dissertação foi desenvolvida para a definição
de estratégias de utilização dos jogos sérios e e-learning, propondo uma utilização pedagógica
dos jogos sérios em sala de aula por forma a motivar e consolidar conhecimentos adquiridos. A
construção de jogos sérios com o intuito de corresponder às necessidades foi o objeto de
análise da experiência controlada. O jogo sério “Alpha Patrol” foi conceptualizado,
desenvolvido e testado sob responsabilidade do Centro de Investigação para Tecnologias
Interactivas.
O projeto de investigação envolveu diferentes etapas da investigação de forma a
adoptar uma estratégia de análise, que por vezes, se mostrou difícil e ingrata. Investigar e
desenvolver jogos sérios em Portugal confronta-se com ambientes indiferentes ou mesmo
hostis. O preconceito de jogar (em especial no espaço de sala de aula) ainda existe. No estudo
de caso que a dissertação apresenta e desenvolve foi decidido que, face a algumas limitações
sociais e culturais, o objecto digital a ser analisado apresenta-se uma estrutura híbrida: livro e
jogo dele extraído.
A experiência controlada permitiu definir os parâmetros sobre o jogo sério criado, os
elementos de motivação, a pertinência na utilização de diferentes estratégias como o livro, os
quizzes e as medalhas de aprendizagem. To analyze multiple valences of learning systems in e-Learning is a challenge. Education and communication are in constant (r)evolution. The phenomena of globalization affect directly and/or indirectly most areas of human activity and learning educational systems are no exception. This doctoral dissertation focuses on the context and problematization of different strategies in the use of game-based learning and the use of e-learning strategies. The relationship between the use of tools and digital strategies is a key point of this thesis. The use of serious games in the digital learning context in Portugal is not a common practice in the educational context. Thus, this thesis was developed to define the use of elearning and serious games strategies, proposing a pedagogical approach to the use of serious games in the classroom in order to motivate and consolidate knowledge acquisition. The construction of serious games in order to meet the identified needs was the object of analysis of the controlled experiment. The serious game "Alpha Patrol" was conceptualized, developed and tested under the responsibility of the Research Center for Interactive Technologies. The research project involved different stages of the investigation in order to adopt a strategy of analysis, which sometimes proved to be difficult. Research and develop serious games in Portugal is often faced with indifference or even hostile environments. Prejudice to play as a form of knowledge acquisition (especially in the classroom) still exists. With this in mind, in the case study it was decided that the digital object had to present a hybrid structure: a book and the serious game. The controlled experiment allowed to set the parameters for the serious game created, the motivation elements, the relevance of using different strategies like the book, quizzes and learning medals. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/20422 |
| Designação: | Doutoramento em Media Digitais |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| revisao_julho_16_eng_V5_fev17.pdf | 40,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











