Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/20106| Título: | A difícil tarefa de comunicar problemas filosóficos |
| Autor: | Cardoso, Vasco Maria Palma Coelho Cordovil |
| Orientador: | Bernardo, Luís Manuel Aires Ventura |
| Palavras-chave: | Estágio Filosofia Ensino Teaching Philosophy Internship |
| Data de Defesa: | 25-Nov-2016 |
| Resumo: | Esta dissertação é um relatório em duplo sentido: por um lado, relata a Prática de
Ensino Supervisionada (P.E.S) que foi realizada no ano letivo de 2015/2016 na Escola
Secundária de Miraflores e, por outro, relata os estudos acerca da especificidade do ensino
da filosofia que foram feitos no contexto desse Estágio e da inquietação do início da vida
de um professor de filosofia. Com este trabalho pretende-se, ainda, mostrar como um
conjunto de reflexões acerca da possibilidade de ensinar e comunicar filosofia e os seus
problemas – que resultam da leitura e estudo de textos desde Aristóteles até Kierkegaard
– se manifestaram na prática do ensino. This dissertation is a report in a double sense: firstly, reports on the Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) that occurred during the school year of 2015/2016 in Escola Secundária de Miraflores and, secondly, reports on the studies about the philosophy’s teaching specificity that were made in the context of that internship and of the inquietude that comes along with the beginning of a philosophy teacher’s life. With this work one wishes to present how a set of reflections on the possibility of teaching and communicating philosophy and its problems – that resulted from readings and text study of authors from Aristotle to Kierkegaard – manifested itself in the praxis of teaching. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/20106 |
| Designação: | Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DF - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| final_1.pdf | 53,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











