Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19359
Título: Desenvolvimento profissional docente num contexto de aprendizagem ao longo da vida: perceções em diferentes períodos da carreira
Autor: Pires, Rui Miguel Fatela
Orientador: Alves, Mariana
Rego, Teresa
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional Docente
Aprendizagem ao Longo da Vida
Período de Vida Profissional do Docente
Data de Defesa: Set-2016
Resumo: O estudo aqui apresentado tem como tema o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Os docentes constituem os protagonistas na atualização educativa ocorrida ao longo dos tempos. É reconhecido que a profissão docente se desenvolve ao longo da vida, aspeto fundamental para garantir a sua atualização e a qualidade do ensino. Simultaneamente, ocorrem alterações na forma como vivem e sentem a profissão, alterações estas que demarcam um ciclo de vida profissional cujo efeito é sentido na forma como desenvolvem a aprendizagem profissional. Vários estudos demonstram que o processo de DPD não é devidamente promovido, o que resulta em perdas de rendimento docente, condicionando a eficácia da Escola e o aproveitamento educativo. Pretendemos, com este estudo, conhecer as perceções dos docentes sobre o processo de DPD. Optámos por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se procedido à recolha de dados através do método de Focus Group. No total, foram elaborados cinco Focus Group, constituídos por docentes provenientes dos vários níveis de ensino e posicionados em diferentes períodos profissionais. Estes encontravam-se a desempenhar funções no ano letivo 2012/2013, em dois Agrupamentos de Escolas (AE) localizados no distrito de Lisboa. Em termos globais observámos uma maior satisfação dos docentes em início de carreira face as oportunidades de aprendizagens informais; maior valorização, por parte dos docentes do meio e fim da carreira, das oportunidades de aprendizagem formais e informais, enquanto promotoras do DPD; menor valorização das oportunidades de aprendizagens (formais e informais) pelo grupo de docentes de ensino secundário; influência do órgão de gestão do agrupamento de escolas na promoção de DPD; ineficácia dos centros de formação contínua; ausência de benefício do modelo de avaliação docente em vigor para o DPD; ausência de reconhecimento de supervisão docente por todos os participantes.
URI: http://hdl.handle.net/10362/19359
Designação: Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Formação e Supervisão de Professores
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

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