Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19359
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Mariana-
dc.contributor.advisorRego, Teresa-
dc.contributor.authorPires, Rui Miguel Fatela-
dc.date.accessioned2016-11-14T16:03:43Z-
dc.date.available2016-11-14T16:03:43Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.date.submitted2016-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/19359-
dc.description.abstractO estudo aqui apresentado tem como tema o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Os docentes constituem os protagonistas na atualização educativa ocorrida ao longo dos tempos. É reconhecido que a profissão docente se desenvolve ao longo da vida, aspeto fundamental para garantir a sua atualização e a qualidade do ensino. Simultaneamente, ocorrem alterações na forma como vivem e sentem a profissão, alterações estas que demarcam um ciclo de vida profissional cujo efeito é sentido na forma como desenvolvem a aprendizagem profissional. Vários estudos demonstram que o processo de DPD não é devidamente promovido, o que resulta em perdas de rendimento docente, condicionando a eficácia da Escola e o aproveitamento educativo. Pretendemos, com este estudo, conhecer as perceções dos docentes sobre o processo de DPD. Optámos por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se procedido à recolha de dados através do método de Focus Group. No total, foram elaborados cinco Focus Group, constituídos por docentes provenientes dos vários níveis de ensino e posicionados em diferentes períodos profissionais. Estes encontravam-se a desempenhar funções no ano letivo 2012/2013, em dois Agrupamentos de Escolas (AE) localizados no distrito de Lisboa. Em termos globais observámos uma maior satisfação dos docentes em início de carreira face as oportunidades de aprendizagens informais; maior valorização, por parte dos docentes do meio e fim da carreira, das oportunidades de aprendizagem formais e informais, enquanto promotoras do DPD; menor valorização das oportunidades de aprendizagens (formais e informais) pelo grupo de docentes de ensino secundário; influência do órgão de gestão do agrupamento de escolas na promoção de DPD; ineficácia dos centros de formação contínua; ausência de benefício do modelo de avaliação docente em vigor para o DPD; ausência de reconhecimento de supervisão docente por todos os participantes.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Profissional Docentept_PT
dc.subjectAprendizagem ao Longo da Vidapt_PT
dc.subjectPeríodo de Vida Profissional do Docentept_PT
dc.titleDesenvolvimento profissional docente num contexto de aprendizagem ao longo da vida: perceções em diferentes períodos da carreirapt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Formação e Supervisão de Professorespt_PT
dc.identifier.tid101547862-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispt_PT
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