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http://hdl.handle.net/10362/19359Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Alves, Mariana | - |
| dc.contributor.advisor | Rego, Teresa | - |
| dc.contributor.author | Pires, Rui Miguel Fatela | - |
| dc.date.accessioned | 2016-11-14T16:03:43Z | - |
| dc.date.available | 2016-11-14T16:03:43Z | - |
| dc.date.issued | 2016-09 | - |
| dc.date.submitted | 2016-11 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/19359 | - |
| dc.description.abstract | O estudo aqui apresentado tem como tema o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Os docentes constituem os protagonistas na atualização educativa ocorrida ao longo dos tempos. É reconhecido que a profissão docente se desenvolve ao longo da vida, aspeto fundamental para garantir a sua atualização e a qualidade do ensino. Simultaneamente, ocorrem alterações na forma como vivem e sentem a profissão, alterações estas que demarcam um ciclo de vida profissional cujo efeito é sentido na forma como desenvolvem a aprendizagem profissional. Vários estudos demonstram que o processo de DPD não é devidamente promovido, o que resulta em perdas de rendimento docente, condicionando a eficácia da Escola e o aproveitamento educativo. Pretendemos, com este estudo, conhecer as perceções dos docentes sobre o processo de DPD. Optámos por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se procedido à recolha de dados através do método de Focus Group. No total, foram elaborados cinco Focus Group, constituídos por docentes provenientes dos vários níveis de ensino e posicionados em diferentes períodos profissionais. Estes encontravam-se a desempenhar funções no ano letivo 2012/2013, em dois Agrupamentos de Escolas (AE) localizados no distrito de Lisboa. Em termos globais observámos uma maior satisfação dos docentes em início de carreira face as oportunidades de aprendizagens informais; maior valorização, por parte dos docentes do meio e fim da carreira, das oportunidades de aprendizagem formais e informais, enquanto promotoras do DPD; menor valorização das oportunidades de aprendizagens (formais e informais) pelo grupo de docentes de ensino secundário; influência do órgão de gestão do agrupamento de escolas na promoção de DPD; ineficácia dos centros de formação contínua; ausência de benefício do modelo de avaliação docente em vigor para o DPD; ausência de reconhecimento de supervisão docente por todos os participantes. | pt_PT |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights | openAccess | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento Profissional Docente | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem ao Longo da Vida | pt_PT |
| dc.subject | Período de Vida Profissional do Docente | pt_PT |
| dc.title | Desenvolvimento profissional docente num contexto de aprendizagem ao longo da vida: perceções em diferentes períodos da carreira | pt_PT |
| dc.type | doctoralThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Formação e Supervisão de Professores | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 101547862 | - |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais | pt_PT |
| Aparece nas colecções: | FCT: DCSA - Teses de Doutoramento | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Pires_2016.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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