Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/190281| Título: | SÍNTESE DAS ARTES: Pensamento e Prática em Portugal (1944-1979) |
| Autor: | Moura, Sónia Carla da Cunha Melo Martins de |
| Orientador: | Silva, Raquel Henriques da Matos, Lúcia Almeida |
| Palavras-chave: | Síntese das Artes Synthesis of the Arts Arquitectura Moderna Modern Architecture Pintura Painting Escultura Sculpture |
| Data de Defesa: | 25-Jul-2025 |
| Resumo: | Esta tese estuda a colaboração entre arquitectos, pintores e escultores em
Portugal (1944-1979) à luz do movimento internacionalmente conhecido por Síntese
das Artes examinando a sua manifestação na crítica, no ensino e em obras.
A Síntese das Artes projectou-se internacionalmente nos anos do segundo pós-
Guerra no contexto da reconstrução europeia, constituindo uma plataforma favorável
à reflexão crítica do movimento moderno. Esta reflexão sustentou-se no desejo de
humanização da arquitectura por via do discurso da Nova Monumentalidade, cujo
programa defendia a integração de valor lírico e humano na arquitectura moderna,
entendida como excessivamente racionalista. Correspondendo a um encontro de
interesses entre arquitectos e artistas na configuração do espaço arquitectónico, a
Síntese das Artes aproximou áreas disciplinares e, nesse exercício, fomentou o
confronto de propostas críticas, no que ficaria caracterizado como um debate longo,
plural, mas inconclusivo. Para além da heterogeneidade e complexidade que
caracterizou o discurso crítico, no plano operativo este programa materializou-se de
forma permanente e tangível, e está consagrado num património de características
próprias, claramente identificáveis.
A comunidade artística e cultural portuguesa participou activamente deste
movimento internacional desenvolvendo o seu programa no campo teórico e prático.
Apesar das evidencias deste envolvimento se exibirem em obra construída, o
compromisso efectivo da comunidade artística com o movimento da Síntese das Artes
é um assunto que carece de revisitação e destaque.
Caracterizando o seu desenvolvimento dentro da especificidade política, social
e artística ao longo da cronologia identificada, detectando e mapeando os factores que
informaram o espectro de discussão e concretização, esta tese pretende inscrever o
movimento da Síntese das Artes no discurso teórico e historiográfico da arte e da
arquitectura em Portugal. Pretende ainda contribuir para novos entendimentos e
leituras do modernismo em arte e arquitectura, assim como para o estudo, divulgação
e valorização de uma tipologia de património insuficientemente reconhecida. This thesis studies the collaboration between architects, painters and sculptors in Portugal (1944-1979) in light of the movement internationally known as the Synthesis of the Arts, examining its manifestation in criticism, teaching and practice. The Synthesis of the Arts gained international prominence in the post-war years in the context of European reconstruction, constituting a favorable platform for critical reflection on the modern movement. This reflection was sustained by the desire to humanize architecture, through the discourse of the New Monumentality, whose program aimed at the integration of lyrical and human value into modern architecture, at the time understood as excessively rationalist. Corresponding to a meeting of interests between architects and artists in the configuration of architectural space, the Synthesis of the Arts brought together disciplinary areas and, its exercise encouraged the confrontation of critical proposals, in what would be characterized as a long, plural, but inconclusive debate. Besides the heterodoxy and complexity that characterized the critical discourse, at the operational level this program was materialized in a permanent and tangible way and is consecrated in a heritage with its own clearly identifiable characteristics. The Portuguese artistic and cultural community actively participated in this international movement developing its program in the theoretical and practical fields. Although traces of this involvement are evident in the built work, the effective commitment of the artistic community to the Synthesis of the Arts movement is a subject that needs to be revisited and highlighted. By characterizing its development within the political, social and artistic specificity throughout the identified chronology, detecting and mapping the factors that informed the spectrum of discussion and implementation, this thesis aims to inscribe the Synthesis of the Arts movement in the theoretical and historiographical discourse of art and architecture in Portugal. It also aims to contribute to new understandings and readings of modernism in art and architecture, as well as to the study, dissemination and valorization of a typology of heritage that is insufficiently recognized. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/190281 |
| Designação: | Doutoramento em História da Arte, especialidade em História da Arte Contemporânea |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Doutoramento_Sónia_Martins_Moura_vcm.pdf | 7,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| Doutoramento_Sónia_Martins_Mora_anexo_I.pdf | 13,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| Doutoramento_Sónia_Martins_Mora_anexo_II.pdf | 10,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











