Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/190281
Título: SÍNTESE DAS ARTES: Pensamento e Prática em Portugal (1944-1979)
Autor: Moura, Sónia Carla da Cunha Melo Martins de
Orientador: Silva, Raquel Henriques da
Matos, Lúcia Almeida
Palavras-chave: Síntese das Artes
Synthesis of the Arts
Arquitectura Moderna
Modern Architecture
Pintura
Painting
Escultura
Sculpture
Data de Defesa: 25-Jul-2025
Resumo: Esta tese estuda a colaboração entre arquitectos, pintores e escultores em Portugal (1944-1979) à luz do movimento internacionalmente conhecido por Síntese das Artes examinando a sua manifestação na crítica, no ensino e em obras. A Síntese das Artes projectou-se internacionalmente nos anos do segundo pós- Guerra no contexto da reconstrução europeia, constituindo uma plataforma favorável à reflexão crítica do movimento moderno. Esta reflexão sustentou-se no desejo de humanização da arquitectura por via do discurso da Nova Monumentalidade, cujo programa defendia a integração de valor lírico e humano na arquitectura moderna, entendida como excessivamente racionalista. Correspondendo a um encontro de interesses entre arquitectos e artistas na configuração do espaço arquitectónico, a Síntese das Artes aproximou áreas disciplinares e, nesse exercício, fomentou o confronto de propostas críticas, no que ficaria caracterizado como um debate longo, plural, mas inconclusivo. Para além da heterogeneidade e complexidade que caracterizou o discurso crítico, no plano operativo este programa materializou-se de forma permanente e tangível, e está consagrado num património de características próprias, claramente identificáveis. A comunidade artística e cultural portuguesa participou activamente deste movimento internacional desenvolvendo o seu programa no campo teórico e prático. Apesar das evidencias deste envolvimento se exibirem em obra construída, o compromisso efectivo da comunidade artística com o movimento da Síntese das Artes é um assunto que carece de revisitação e destaque. Caracterizando o seu desenvolvimento dentro da especificidade política, social e artística ao longo da cronologia identificada, detectando e mapeando os factores que informaram o espectro de discussão e concretização, esta tese pretende inscrever o movimento da Síntese das Artes no discurso teórico e historiográfico da arte e da arquitectura em Portugal. Pretende ainda contribuir para novos entendimentos e leituras do modernismo em arte e arquitectura, assim como para o estudo, divulgação e valorização de uma tipologia de património insuficientemente reconhecida.
This thesis studies the collaboration between architects, painters and sculptors in Portugal (1944-1979) in light of the movement internationally known as the Synthesis of the Arts, examining its manifestation in criticism, teaching and practice. The Synthesis of the Arts gained international prominence in the post-war years in the context of European reconstruction, constituting a favorable platform for critical reflection on the modern movement. This reflection was sustained by the desire to humanize architecture, through the discourse of the New Monumentality, whose program aimed at the integration of lyrical and human value into modern architecture, at the time understood as excessively rationalist. Corresponding to a meeting of interests between architects and artists in the configuration of architectural space, the Synthesis of the Arts brought together disciplinary areas and, its exercise encouraged the confrontation of critical proposals, in what would be characterized as a long, plural, but inconclusive debate. Besides the heterodoxy and complexity that characterized the critical discourse, at the operational level this program was materialized in a permanent and tangible way and is consecrated in a heritage with its own clearly identifiable characteristics. The Portuguese artistic and cultural community actively participated in this international movement developing its program in the theoretical and practical fields. Although traces of this involvement are evident in the built work, the effective commitment of the artistic community to the Synthesis of the Arts movement is a subject that needs to be revisited and highlighted. By characterizing its development within the political, social and artistic specificity throughout the identified chronology, detecting and mapping the factors that informed the spectrum of discussion and implementation, this thesis aims to inscribe the Synthesis of the Arts movement in the theoretical and historiographical discourse of art and architecture in Portugal. It also aims to contribute to new understandings and readings of modernism in art and architecture, as well as to the study, dissemination and valorization of a typology of heritage that is insufficiently recognized.
URI: http://hdl.handle.net/10362/190281
Designação: Doutoramento em História da Arte, especialidade em História da Arte Contemporânea
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Doutoramento_Sónia_Martins_Moura_vcm.pdf7,41 MBAdobe PDFVer/Abrir
Doutoramento_Sónia_Martins_Mora_anexo_I.pdf13,11 MBAdobe PDFVer/Abrir
Doutoramento_Sónia_Martins_Mora_anexo_II.pdf10,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.