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dc.contributor.advisorFreitas, João Correia de-
dc.contributor.authorSantos, Rita Isabel Costa dos-
dc.date.accessioned2016-09-09T15:17:55Z-
dc.date.available2016-09-09T15:17:55Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.date.submitted2016-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/19011-
dc.description.abstractNo ensino global das Ciências e, particularmente, na disciplina bienal de Biologia e Geologia no Ensino Secundário, o trabalho prático adquire um papel especialmente importante que importa valorizar. O trabalho prático engloba diversas vertentes igualmente consideráveis, a saber, trabalho experimental, com controlo e manipulação de variáveis; trabalho laboratorial, que implica manusear corretamente material de laboratório; trabalho de campo, com aulas vividas em contacto com a Natureza em visitas de estudo e saídas de campo; e trabalhos de pesquisa, em que se recorre ao trabalho cooperativo e à utilização das novas tecnologias da informação e comunicação. Pretende-se com um relatório de atividade profissional analisar, refletir e criticar as metodologias de trabalho utilizadas na planificação, implementação e avaliação dos diversos tipos de trabalhos de índole prática selecionados. A seleção das cinco atividades que são alvo de reflexão parte de uma grelha inicial de diversas experiências vivenciadas e desenvolvidas ao longo dos últimos seis anos de atividade profissional no ensino. As atividades envolvem saídas de campo, visitas de estudo dirigidas e não dirigidas, atividades laboratoriais e trabalho experimental com recurso a fichas de avaliação procedimental. Com a reflexão crítica das atividades reconhecem-se as principais dificuldades sentidas ao planear, desenvolver e avaliar os trabalhos, de modo a ponderar a sua futura aplicação. Da mesma forma, dão-se a conhecer os resultados obtidos, nomeadamente, as competências adquiridas pelos alunos, a resposta aos objetivos de cada atividade e as atitudes manifestadas em cada uma das fases. Os resultados obtidos permitem confimar que o trabalho prático proporciona aos alunos maiores índices de motivação e interesse, o que contribui para atingirem melhores resultados e classificações na disciplina de Biologia e Geologia. Seguindo uma metodologia de caráter reflexivo, o presente relatório de atividade profissional tem como fundamento o tema “A importância do trabalho prático, experimental e laboratorial, assim como das aulas de campo (visitas de estudo e saídas de campo) no ensino da Biologia e da Geologia.”pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectTrabalho experimentalpt_PT
dc.subjectTrabalho laboratorialpt_PT
dc.subjectVisitas de estudopt_PT
dc.subjectSaídas de campopt_PT
dc.subjectTrabalho cooperativopt_PT
dc.titleA importância do trabalho prático, experimental e laboratorial, assim como das aulas de campo (visitas de estudo e saídas de campo) no ensino da Biologia e da Geologiapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Biologia e de Geologiapt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

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