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http://hdl.handle.net/10362/19011
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Freitas, João Correia de | - |
dc.contributor.author | Santos, Rita Isabel Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-09T15:17:55Z | - |
dc.date.available | 2016-09-09T15:17:55Z | - |
dc.date.issued | 2015-09 | - |
dc.date.submitted | 2016-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/19011 | - |
dc.description.abstract | No ensino global das Ciências e, particularmente, na disciplina bienal de Biologia e Geologia no Ensino Secundário, o trabalho prático adquire um papel especialmente importante que importa valorizar. O trabalho prático engloba diversas vertentes igualmente consideráveis, a saber, trabalho experimental, com controlo e manipulação de variáveis; trabalho laboratorial, que implica manusear corretamente material de laboratório; trabalho de campo, com aulas vividas em contacto com a Natureza em visitas de estudo e saídas de campo; e trabalhos de pesquisa, em que se recorre ao trabalho cooperativo e à utilização das novas tecnologias da informação e comunicação. Pretende-se com um relatório de atividade profissional analisar, refletir e criticar as metodologias de trabalho utilizadas na planificação, implementação e avaliação dos diversos tipos de trabalhos de índole prática selecionados. A seleção das cinco atividades que são alvo de reflexão parte de uma grelha inicial de diversas experiências vivenciadas e desenvolvidas ao longo dos últimos seis anos de atividade profissional no ensino. As atividades envolvem saídas de campo, visitas de estudo dirigidas e não dirigidas, atividades laboratoriais e trabalho experimental com recurso a fichas de avaliação procedimental. Com a reflexão crítica das atividades reconhecem-se as principais dificuldades sentidas ao planear, desenvolver e avaliar os trabalhos, de modo a ponderar a sua futura aplicação. Da mesma forma, dão-se a conhecer os resultados obtidos, nomeadamente, as competências adquiridas pelos alunos, a resposta aos objetivos de cada atividade e as atitudes manifestadas em cada uma das fases. Os resultados obtidos permitem confimar que o trabalho prático proporciona aos alunos maiores índices de motivação e interesse, o que contribui para atingirem melhores resultados e classificações na disciplina de Biologia e Geologia. Seguindo uma metodologia de caráter reflexivo, o presente relatório de atividade profissional tem como fundamento o tema “A importância do trabalho prático, experimental e laboratorial, assim como das aulas de campo (visitas de estudo e saídas de campo) no ensino da Biologia e da Geologia.” | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
dc.subject | Trabalho experimental | pt_PT |
dc.subject | Trabalho laboratorial | pt_PT |
dc.subject | Visitas de estudo | pt_PT |
dc.subject | Saídas de campo | pt_PT |
dc.subject | Trabalho cooperativo | pt_PT |
dc.title | A importância do trabalho prático, experimental e laboratorial, assim como das aulas de campo (visitas de estudo e saídas de campo) no ensino da Biologia e da Geologia | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Santos_2015.pdf | 8,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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