Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/186561
Título: | Relatório de estágio no Observatório do Racismo e Xenofobia |
Autor: | Silva, Jaqueline Talita da |
Orientador: | Batista, Susana Paiva Moreira |
Palavras-chave: | Educação não-formal Non-formal education Racismo Racism Xenofobia Xenophobia Discriminação Discrimination Observatório do Racismo e Xenofobia Observatory for Racism and Xenophobia |
Data de Defesa: | 24-Abr-2025 |
Resumo: | O presente relatório descreve as atividades realizadas no âmbito do estágio de
Mestrado Estudos em Educação no recém-criado Observatório do Racismo e
Xenofobia, ligado ao CEDIS da NOVA School of Law da Universidade NOVA de
Lisboa. O observatório dedica-se à compreensão dos fenómenos relacionados ao
racismo, xenofobia e práticas discriminatórias, bem como a explorar alternativas
para seu combate. As atividades desempenhadas relacionam-se com a fase de
diagnóstico, mapeamento e exploração de iniciativas educativas de caráter não
formal para consciencialização sobre os fenómenos e procura da sua mitigação,
nomeadamente análise de manuais escolares, organização e acompanhamento de
debates e conversas e levantamento de entidades que trabalham na área e seus
projetos. Tais atividades foram orientadas por uma análise dos conceitos em causa –
nomeadamente racismo, xenofobia e discriminação – e de uma reflexão sobre o
papel da educação, sobretudo não-formal, no combate a esses fenómenos. This report in question outlines the activities carried out during the Master's internship in Education at the newly established Observatory for Racism and Xenophobia, linked to CEDIS at NOVA School of Law, Universidade NOVA de Lisboa. The observatory focuses on comprehending phenomena related to racism, xenophobia, and discriminatory practices, as well as exploring alternatives for combating them. The activities conducted are related to the diagnostic phase, mapping, and exploring non-formal educational initiatives aimed at raising awareness about these issues and seeking their mitigation.Including the analysis of school textbooks, organizing and facilitating debates and discussions, and identifying organizations working in this field and their projects. These activities were guided by an analysis of the relevant concepts - namely, racism, xenophobia, and discrimination - and a reflection on the role of education, mainly non-formal education, in combating these phenomena. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/186561 |
Designação: | Mestrado em Estudos em Educação |
Aparece nas colecções: | FCSH: DS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mestrado_Jaqueline_Talita_Silva.pdf | 9,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.