Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/186561
Título: Relatório de estágio no Observatório do Racismo e Xenofobia
Autor: Silva, Jaqueline Talita da
Orientador: Batista, Susana Paiva Moreira
Palavras-chave: Educação não-formal
Non-formal education
Racismo
Racism
Xenofobia
Xenophobia
Discriminação
Discrimination
Observatório do Racismo e Xenofobia
Observatory for Racism and Xenophobia
Data de Defesa: 24-Abr-2025
Resumo: O presente relatório descreve as atividades realizadas no âmbito do estágio de Mestrado Estudos em Educação no recém-criado Observatório do Racismo e Xenofobia, ligado ao CEDIS da NOVA School of Law da Universidade NOVA de Lisboa. O observatório dedica-se à compreensão dos fenómenos relacionados ao racismo, xenofobia e práticas discriminatórias, bem como a explorar alternativas para seu combate. As atividades desempenhadas relacionam-se com a fase de diagnóstico, mapeamento e exploração de iniciativas educativas de caráter não formal para consciencialização sobre os fenómenos e procura da sua mitigação, nomeadamente análise de manuais escolares, organização e acompanhamento de debates e conversas e levantamento de entidades que trabalham na área e seus projetos. Tais atividades foram orientadas por uma análise dos conceitos em causa – nomeadamente racismo, xenofobia e discriminação – e de uma reflexão sobre o papel da educação, sobretudo não-formal, no combate a esses fenómenos.
This report in question outlines the activities carried out during the Master's internship in Education at the newly established Observatory for Racism and Xenophobia, linked to CEDIS at NOVA School of Law, Universidade NOVA de Lisboa. The observatory focuses on comprehending phenomena related to racism, xenophobia, and discriminatory practices, as well as exploring alternatives for combating them. The activities conducted are related to the diagnostic phase, mapping, and exploring non-formal educational initiatives aimed at raising awareness about these issues and seeking their mitigation.Including the analysis of school textbooks, organizing and facilitating debates and discussions, and identifying organizations working in this field and their projects. These activities were guided by an analysis of the relevant concepts - namely, racism, xenophobia, and discrimination - and a reflection on the role of education, mainly non-formal education, in combating these phenomena.
URI: http://hdl.handle.net/10362/186561
Designação: Mestrado em Estudos em Educação
Aparece nas colecções:FCSH: DS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Jaqueline_Talita_Silva.pdf9,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.