Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/186561
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBatista, Susana Paiva Moreira-
dc.contributor.authorSilva, Jaqueline Talita da-
dc.date.accessioned2025-08-18T14:22:58Z-
dc.date.available2025-08-18T14:22:58Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.date.submitted2025-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/186561-
dc.description.abstractO presente relatório descreve as atividades realizadas no âmbito do estágio de Mestrado Estudos em Educação no recém-criado Observatório do Racismo e Xenofobia, ligado ao CEDIS da NOVA School of Law da Universidade NOVA de Lisboa. O observatório dedica-se à compreensão dos fenómenos relacionados ao racismo, xenofobia e práticas discriminatórias, bem como a explorar alternativas para seu combate. As atividades desempenhadas relacionam-se com a fase de diagnóstico, mapeamento e exploração de iniciativas educativas de caráter não formal para consciencialização sobre os fenómenos e procura da sua mitigação, nomeadamente análise de manuais escolares, organização e acompanhamento de debates e conversas e levantamento de entidades que trabalham na área e seus projetos. Tais atividades foram orientadas por uma análise dos conceitos em causa – nomeadamente racismo, xenofobia e discriminação – e de uma reflexão sobre o papel da educação, sobretudo não-formal, no combate a esses fenómenos.pt_PT
dc.description.abstractThis report in question outlines the activities carried out during the Master's internship in Education at the newly established Observatory for Racism and Xenophobia, linked to CEDIS at NOVA School of Law, Universidade NOVA de Lisboa. The observatory focuses on comprehending phenomena related to racism, xenophobia, and discriminatory practices, as well as exploring alternatives for combating them. The activities conducted are related to the diagnostic phase, mapping, and exploring non-formal educational initiatives aimed at raising awareness about these issues and seeking their mitigation.Including the analysis of school textbooks, organizing and facilitating debates and discussions, and identifying organizations working in this field and their projects. These activities were guided by an analysis of the relevant concepts - namely, racism, xenophobia, and discrimination - and a reflection on the role of education, mainly non-formal education, in combating these phenomena.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação não-formalpt_PT
dc.subjectNon-formal educationpt_PT
dc.subjectRacismopt_PT
dc.subjectRacismpt_PT
dc.subjectXenofobiapt_PT
dc.subjectXenophobiapt_PT
dc.subjectDiscriminaçãopt_PT
dc.subjectDiscriminationpt_PT
dc.subjectObservatório do Racismo e Xenofobiapt_PT
dc.subjectObservatory for Racism and Xenophobiapt_PT
dc.titleRelatório de estágio no Observatório do Racismo e Xenofobiapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estudos em Educaçãopt_PT
dc.identifier.tid203941438pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Jaqueline_Talita_Silva.pdf9,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.